A fé deve ser alimentada pela Palavra de Deus, diz Papa

Em encontro com biblistas italianos, Papa reforçou como os cristãos precisam da Sagrada Escritura em um tempo de tantas provocações

Da Redação, com Rádio Vaticano

O Papa Francisco recebeu nesta sexta-feira, 12, em audiência no Vaticano, os participantes do encontro da 43ª Semana Bíblica Nacional, promovida pela Associação Bíblica Italiana. O encontro abre as celebrações pelos 50 anos da Constituição Dogmática do Concílio Vaticano II sobre a Divina Revelação, Dei Verbum, promulgada em 18 de novembro de 1965.

Acesse
.: Íntegra do discurso do Papa

Diante das contrastantes provocações culturais dos dias de hoje, o cristão precisa, mais do que nunca, da Sagrada Escritura, disse o Papa. Nesse contexto, a fé deve ser alimentada pela Palavra de Deus para poder resplandecer.

Depois de recordar o que já foi afirmado pela Pontifícia Comissão Bíblica sobre a exegese bíblica, que tem uma tarefa indispensável para melhor compreender a Sagrada Escritura, Francisco citou o encontro que São João Paulo II teve com os membros da mesma Comissão.

Na ocasião, o Papa polonês afirmou que “para respeitar a coerência da fé da Igreja e da inspiração da Escritura, a exegese católica deve estar atenta a não se ater aos aspectos humanos dos textos bíblicos. É necessário que ela, sobretudo, ajude o povo cristão a perceber em um modo mais claro a palavra de Deus nesses textos, para melhor acolhê-la, para viver plenamente em comunhão com Deus”.

Citando o documento Dei Verbum, Francisco recordou uma expressão eficaz: “a exegese católica não tem o direito de se assemelhar a um curso d’água que se perde nas areias de uma análise hipercrítica”. Por isso, ao lado da competência acadêmica, pede-se ao exegeta católico, sobretudo, a fé, recebida e compartilhada com todo o povo que crê.

Concluindo o seu discurso, o Santo Padre citou Maria, que, como refere o evangelista Lucas, meditava no seu coração as palavras e os eventos que se referiam ao seu Filho. “Maria nos ensina a acolher plenamente a Palavra de Deus, não só através da pesquisa intelectual, mas em toda a nossa vida”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo