Francisco visita a Turquia de 28 a 30 de novembro; Igreja católica de Istambul se alegra com a presença do Papa
Rádio Vaticano
O Vicariato Apostólico da Igreja Católica latina de Istambul publicou uma mensagem para acolher a visita pastoral do Papa Francisco, programada para o próximo fim de semana, de 28 a 30 de novembro.
“Com todo o povo da Turquia e todas as pessoas de boa vontade, a Igreja Católica de Istambul se alegra por este momento histórico da visita do Papa Francisco à cidade de tradição católica milenar”, diz o texto.
O Vicariato recorda que a troca de visitas das duas Igrejas irmãs da Antiga Roma e da Nova Roma teve início em 1964, com o encontro em Jerusalém entre o Beato Papa Paulo VI e o Patriarca Atenágoras. Em 30 de novembro de 1969, o Cardeal Willebrand (então Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos), foi ao Patriarcado de Constantinopla, por ocasião da festa de Santo André.
Em 1970, uma delegação do Patriarcado de Istambul foi a Roma para a festa dos Santos Pedro e Paulo e, desde então, essa troca mútua continuou sem interrupção. Por duas vezes, o Santo Padre foi pessoalmente à Igreja de São Jorge comemorar com os irmãos greco-ortodoxos a festa de seu patrono. E retribuindo, o Patriarca ecumênico participou várias vezes da festa patronal de Roma.
A mensagem do Patriarcado ecumênico explica que a visita do Papa Francisco responde a esta tradição venerável, porque, nas palavras do Patriarca Bartolomeu I, ‘queremos trabalhar duro e em conjunto com a santíssima causa da plena comunhão em Cristo’.
No programa da visita, consta a participação do Papa numa vigília ecumênica na noite de sábado, 29 de novembro, e na Divina Liturgia de domingo, 30 de novembro, na sede do Patriarcado, o Fanar.
“Com o coração alegre e grato, esperamos o Papa Francisco para que com a sua presença e a sua mensagem, nos confirme na fé e fortaleça a nossa esperança em Jesus Cristo, Senhor e Salvador do mundo”, conclui a mensagem do Vicariato Apostólico de Istambul.