"Vim aqui para deter-me em silêncio", diz Papa

Depois do encontro com o presidente israelense, Shimon Peres, o Papa Bento XVI se dirigiu para um dos momentos mais aguardados desta viagem: a visita ao Memorial Yad Vashem de Jerusalém, que é o monumento à memória do Holocausto.

O papa foi acolhido pelo presidente e pelo diretor do Centro e percorreu a pé o perímetro do Memorial, até chegar ao ingresso de honra, onde o aguardavam Shimon Peres e o rabino-presidente do Conselho do Yad Vashem.

Ao tomar a palavra, Bento XVI disse: “Vim aqui para deter-me em silêncio diante deste monumento, erigido para honrar a memória de milhões de judeus assassinados na terrível tragédia do Holocausto. Eles perderam a própria vida, mas jamais seus nomes: os nomes estão estavelmente incididos nos corações de seus familiares, dos seus companheiros de prisão e de quem combate para impedir que um horror semelhante possa desonrar novamente a humanidade. Especial e principalmente, seus nomes estão incididos de modo indelével na memória de Deus Onipotente”. [Ouça íntegra do discurso do Papa]

Como aconteceu com Abraão, recordou o Pontífice, a fé de milhões de judeus foi provada. Assim como para Jacó, também eles foram imergidos na luta entre o bem e o mal, enquanto lutavam para discernir os desígnios do Onipotente. “Que o nome dessas vitimas jamais pereça! Que seus sofrimentos nunca sejam negados, diminuídos ou esquecidos!”

Por sua vez, disse o Santo Padre, a Igreja Católica sente profunda compaixão pelas vítimas: “Do mesmo modo, ela se alia com as pessoas que hoje estão sujeitas a perseguições por causa da raça, da cor, da condição de vida ou da religião, o sofrimento delas é o sofrimento da Igreja, assim como é sua a esperança delas por justiça. Como Sucessor de Pedro e Sucessor do Apóstolo Pedro, reitero o empenho da Igreja a rezar e a trabalhar sem cansar para garantir que o ódio nunca mais reine no coração dos homens”.

Mas é do Livro das Lamentações que Bento XVI tira as palavras para manifestar a confiança inabalável em Deus, palavras repletas de significado seja para judeus, seja para cristãos: “Os favores de Iahweh não terminaram, suas compaixões não se esgotaram; Elas se renovam todas as manhãs, grande é a sua fidelidade! Eu digo: ‘Mia porção Iahweh! Eis porque nele espero’. Iahweh é bom para quem nele confia, para aquele que o busca. É bom esperar em silêncio a salvação de Iahweh.”

Para concluir o Papa manifestou sua gratidão por estar ali: “Queridos amigos, sou profundamente grato a Deus e a vocês pela oportunidade que me foi dada de me deter aqui em silêncio: um silêncio para recordar, um silêncio para esperar”.

Assista ao vídeo
.: Conheça mais sobre a religiosidade do povo judeu

Leia mais
.: Bento XVI chega a Israel: “Vim rezar pela paz”
.: Bento XVI encoraja os cristãos ao deixar a Jordânia
.: Acesse também o Blog da Terra Santa

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo