Papa clama por convivência pacífica entre religiões

Bento XVI visita hoje, 13, a cidade de Nazaré, norte de Israel. No Monte Precipício, às 10 horas (hora local), o Santo Padre celebrou uma Missa e deixou um apelo para a comunidade cristã. Na ocasião, o Papa clamou por uma “convivência pacífica” entre os fiéis das várias religiões. Cerca de 20 mil pessoas participaram da Celebração. Um anfiteatro provisório foi montado para acolher o Papa, a Comitiva do Vaticano e os peregrinos.

O Pontífice ouviu atentamente as palavras de acolhida do patriarca latino de Jerusalém, Dom Fouad Twal, e do custodio da Terra Santa, padre Pier Battista Pizzaballa. O ordinário melquita grego na Galiléia, Elias Chacour, agradeceu ao Santo Padre por abençoar a pedra fundamental do Centro Internacional da Família, do Parque Memorial João Paulo II e da Universidade que vai levar o nome do Pontifice, Universidade Bento XVI. A instituição vai reunir, pela primeira vez, árabes e cristãos na Terra Santa.

“Nazaré sentiu, em anos recentes, tensões que feriram as comunidades muçulmana e cristã. Insisto às pessoas de boa vontade de ambas as comunidades a repararem o mal cometido e, fiéis à sua crença comum em Deus, Pai da família humana, a atuarem para construir pontes e para encontrar caminhos de convivência pacífica”, afirmou em sua homilia.

“Que todos ponham de lado o poder destrutivo do ódio e dos preconceitos, que ainda antes de matar o corpo, mata a alma”, acrescentou.

O Papa aproveitou sua presença na terra da Sagrada Família para encerrar o ano dedicado as famílias. Durante todos esses dias, depois de ter dialogado com judeus e muçulmanos, ele aproveitou a celebração em Nazaré para reafirmar a sacralidade do matrimônio aos cristãos.

Fazendo referência as leituras do dia, o Santo Padre convocou os fiéis a nunca deixarem de contemplar o silêncio da Sagrada Família, modelo de vida familiar, constituída, segundo ele, pela fidelidade de um homem e uma mulher. Bento XVI Falou sobre o dever do Estado de apoiar as famílias na sua missão de ensino, a fim de proteger seus direitos fundamentais e citou a exortação apostólica Gaudium et Espes para falar do papel dos filhos no processo de santificação dos pais.

Na cidade da Anunciação do anjo a Maria, Bento XVI enalteceu o papel das mulheres, suas virtudes e talentos. E reafirmou o papel indispensável delas na criação. Falou, por fim, de São José, homem justo e exemplo de força tranqüila para o homem moderno.

Em Nazaré, o Papa terá esta tarde um encontro com o primeiro-ministro de Israel, Benjamim Netanyahu, e visitará locais ligados à vida de Jesus.

Monte Precipício

Nazaré tem 75 mil habitantes. Deste, 35 mil são cristãos. Segundo a tradição, o Monte Precipício teria sido o local de onde os nazarenos enfurecidos queriam lançar Jesus. Na Idade Média, muitos se deslocavam ao local e meditavam essa passagem do evangelho.

Leia mais
.: Papa visita presidente da autoridade palestina
.: Papa visita Gruta da Natividade em Belém
.: Bento XVI visita Hospital Infantil da Cáritas
.: Papa visita Campo de refugiados de Aida

Acesse
.: Blog da Terra Santa
.: Peregrine na Terra Santa

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo