Conheça mais sobre a religiosidade do povo judeu

Os judeus têm uma rica cultura e uma religiosidade fundamentada no antigo testamento da história bíblica. O judaísmo é considerado a primeira religião monoteísta da história e é praticado por mais de 13 milhões de pessoas no mundo. Uma grande parcela delas vive no estado de Israel.

Apesar de suas ramificações, o judaísmo tem como crença principal a existência de apenas um Deus, Yaweh, o Criador de tudo. Na visão judaica, Deus fez uma aliança com os judeus, fazendo deles o povo escolhido que alcançaria a ‘terra prometida’.

A Bíblia é a referência para entender a história deste povo. De acordo com as Escrituras Sagradas, os judeus fazem parte da descendência de Isaac, filho de Abraão. Os doze filhos que Jacó, que era filho de Isaac, dão origem às doze tribos que formaram o povo judeu.

O hebraico é a língua litúrgica do judaísmo. Faz parte da tradição judaica a oração no muro ocidental, popularmente conhecido como Muro das Lamentações, vestígio da muralha que o rei Herodes construiu ao redor do segundo grande Templo de Jerusalém. Destruído pelo romanos no ano 70 d.C, o muro é hoje o principal local de oração dos judeus, que ali depositam seus pedidos de oração.

Os cultos judaicos são realizados na Sinagoga, e conduzidos por ministros que recebem o nome de rabino. Exceto os judeus messiânicos, os judeus ainda aguardam a vinda do Messias e, não reconhecem Jesus como cumprimento das profecias do antigo testamento.

Assista aos vídeos
.: Missionário brasileiro trabalha com muçulmanos na Jordânia
.: Bento XVI é o terceiro Papa a visitar a Terra Santa

Leia mais
.: Bento XVI encoraja os cristãos ao deixar a Jordânia
.: Papa convida cristãos a contribuírem com a paz no Oriente Médio
.: Papa destaca dignidade e missão das mulheres

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo