"Cidade Santa tem lugar para todos", diz Papa

Cerca de 3 mil fiéis participaram da Celebração Eucarística com Bento XVI, no Vale do Cedrom, próximo ao Monte das Oliveiras, um local sagrado tanto para os judeus quanto para os cristãos. O número de participantes foi limitado, por motivos de segurança, numa decisão das autoridades israelenses. A Missa foi celebrada em latim, hebraico e árabe. Em sua homilia, Bento XVI ressaltou: “Na cidade Santa tem lugar para todos”.

No início da Santa Missa, o patriarca de Jerusalém, Dom Fouad Twal, fez um discurso no qual destacou a “agonia do povo palestino, que sonha em viver em um estado livre e independente” e “a agonia do povo israelense que sonha com uma vida normal na paz e na segurança”.

“Jerusalém deve ser dividida entre os dois povos e as três religiões (…). Neste monte das oliveiras Jesus chorou em vão por Jerusalém. Hoje ele continua chorando com os refugiados que não tem esperança de retorno, com as viúvas, cujos maridos foram vítimas de violência, e com os numerosas famílias dessa cidade que vêem todos os dias suas casas demolidas com o pretexto de que elas tenham sido construídas ilegalmente. Toda essa situação é ilegal e não tem solução”, afirmou. Dom Twal continuou: “Sua visita é uma ocasião para dizer a todos que o Deus de compaixão e aqueles que crêem neles não são cegos e nem são insensíveis”.

Em sua homilia, o Papa falou na “trágica realidade” da emigração de membros das comunidades cristãs, ao longo dos últimos anos, considerando que esta situação traz consigo um “grande empobrecimento cultural e espiritual” da região. [Ouça íntegra da homilia do papa Bento XVI]

Apesar de admitir que há “razões compreensíveis” para esta partida, Bento XVI fez questão de sublinhar que “na Terra Santa há lugar para todos” e apelou às autoridades para que ajudem a manter a “presença cristã”.

Na oração universal, os presentes rezaram pelos cristãos da Terra Santa, para que “saibam ultrapassar” as dificuldades que encontram. Outra intenção especial foi apresentada “pelos crentes de todas as religiões, para que na busca sincera de Deus trabalhem pela paz e o diálogo”.

Leia mais
.: Papa reza o Regina Coeli na primeira sede da Igreja
.: Papa deixa bilhete no Muro das Lamentações pedindo paz
.: “Confiança é elemento essencial para diálogo”

Acesse
.: Blog da Terra Santa
.: Peregrine na Terra Santa

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo