Dentro do avião, antes de chegar à República Tcheca, entre outros assuntos, Bento XVI disse aos jornalistas que chega ao país com uma mensagem de esperança. O Papa manifestou o desejo de confortar um povo que sofreu muito durante a ditadura comunista.
Afirmou que o comunismo fez amadurecer o conceito de liberdade do povo tcheco. “A liberdade não é libertinagem nem arbitrariedade. Nesta época, os tchecos não devem perder o conceito dessa liberdade que amadureceram nos duros anos da ditadura”.
O Papa também adiantou que está escrevendo a segunda parte de seu livro “Jesus de Nazaré”, e espera estar com tudo pronto, até junho do ano que vem.
Sobre sua encíclica “Caritas in veritate”, Bento XVI disse estar muito feliz e que o documento procura incentivar uma discussão no campo econômico. Para o Santo Padre, é “necessário um novo modelo econômico responsável” e afirmou que “a ética é primordial na economia, porque esta não funciona se não forem levados em conta os valores humanos da sociedade”. Esse é “o grande desafio do momento”, concluiu.
Assista aos vídeos
.: Duas devoções se unem na República Tcheca
.: República Tcheca – história, sociedade e cultura
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com