Bento XVI

Papa coroará imagem do Menino Jesus de Praga

Faltando poucos dias para a visita de Bento XVI a República Tcheca, o Prior do Carmelo do Menino Jesus de Praga, Padre Petr Sleich, informou que o Santo Padre coroará esta imagem também conhecida como o Divino Menino, no próximo 26 de setembro, como o primeiro de seus atos nesse país europeu.

Num encontro com a organização internacional católica “Ajuda à Igreja que Sofre”, o sacerdote explicou que a imagem do Menino Jesus de Praga, venerada em muitos países do mundo, faz com que as pessoas tenham a possibilidade de ter Cristo de maneira visível e permitir assim um “encontro autêntico com Ele”.

“Quando, em nosso santuário, as pessoas têm diante si Deus representado num menino, não sentem medo; ao contrário, ele sentem que ele pede o nosso amor, o nosso coração, as nossas mãos, a nossa ajuda”, comentou o Prior.

Ao explicar a imagem do Menino Jesus de Praga que aparece representado como rei, o sacerdote afirmou que “às vezes digo, meio de brincadeira, que ao Menino Jesus lhe basta a mão esquerda para governar o universo inteiro. Mas, em realidade, não é uma brincadeira, mas é a verdade. Com a direita, o Menino Divino abençoa os homens”.

O Menino Jesus de Praga, destacou ainda o Padre Sleich, serviu de inspiração para o conhecido livro “O Pequeno Príncipe” do francês Antoine de Saint-Exupéry, que conhecia muito bem esta venerada imagem.

A imagem do Menino Jesus de Praga se venera atualmente na igreja de Santa Maria da Vitória do bairro Malá Strana em Praga e recebe anualmente um milhão de peregrinos procedentes de todo o mundo.

Diz-se que Santa Teresa de Ávila o deu de presente a uma nobre espanhola que, por sua vez, deu a imagem a sua filha como presente de bodas quando esta se casou em Praga. A imagem é venerada desde 1628 na igreja dos padres carmelitas. Na guerra dos Trinta Anos foi profanada por soldados protestantes da Saxônia, que lhe quebraram as mãos e a deixaram jogada sobre um montão de escombros atrás do altar. Os carmelitas foram expulsos do monastério.

Alguns anos mais tarde, o Padre Cirilo da Mãe de Deus, um carmelita de Luxemburgo, que venerava profundamente ao Menino Jesus de Praga, encontrou a imagem. Diz a história que o Menino Jesus lhe pediu que lhe devolvesse as mãos, prometendo-lhe: “quanto mais me honrarem, mais os abençoarei!”.

Recentemente, o Arcebispo de Praga, Cardeal Miroslav Vlk, declarou a igreja que abriga a imagem do Menino Jesus de Praga como o segundo santuário da República Tcheca, depois da Catedral de São Vito.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo