Ao final da Missa celebrada na manhã desta segunda-feira, 28, um jovem tcheco saudou o Papa Bento XVI Bento XVI, em nome da juventude do país. Leia a seguir a saudação de Vladislav Janouskovec.
Santo Padre,
Quero saudá-lo em nome de todos os jovens da República Tcheca.
Agradeço ao senhor, pois, durante esta sua visita, encontrou tempo para estar conosco e disso muito nos alegramos.
O senhor entende os jovens e estamos prontos para ouvir sua palavra e com muita confiança escutar seu encorajamento.
Sabemos que este momento é único e que para nós, jovens desta nação, torna-se um apelo, pois não desperdiçamos os grandes dons da fé, da esperança e da caridade.
Todos os cristãos jovens, não apenas estes, que aqui estão reunidos, todos nós ouvimos o apelo de sua boca e abrimos nossos corações para uma relação mais sólida com Jesus.
Tenho a esperança que o Espírito Santo o trouxe aqui para que o senhor nos exorte, nos conceda a força de viver com justiça e com seriedade cada dia de nossa vida. Não é fácil, mas diante do senhor quero prometer que segundo o seu ensinamento – “transformar a doutrina em ação” – nós nos esforçaremos para fazê-lo.
Queremos aproximar mais do senhor a vida dos jovens da República Tcheca e, por isso, aceite, por favor, um livro com as fotos que representam a vida dos jovens de cada diocese, a atividade das ordens religiosas, dos movimentos e das comunidades que se dedicam aos jovens. Nestas fotos se encontram também os momentos maravilhosos dos grandes encontros.
Quando o senhor, no mês de março, visitou a África, encontrou os jovens daquele continente. Pertencemos à parte rica do mundo. Como sinal de nossa solidariedade com os jovens da África, decidimos organizar uma coleta financeira. Conseguimos colocar juntos coroas checas e lhe entregamos este cheque para a África, para que o senhor tenha a possibilidade de ajudar os mais necessitados que encontrou durante sua viagem apostólica.
Com gratidão recordamos o Dia Mundial em Colônia e em Sydney, às quais muito participaram. Também este nosso encontro de hoje é motivo para um grande agradecimento. Com esperança aguardamos o futuro. Se Deus nos conceder ir a Madri, na Espanha em 2011, nos veremos de novo.
Desejamos-lhe que o amor de Cristo seja também sua força e que cresça sua esperança no Deus Vivo.