Viagem Apostólica

Em seu discurso, Papa recorda raízes cristãs da República Tcheca

No discurso pronunciado em sua chegada ao Aeroporto Internacional Stará Ruzyně de Praga, na República Tcheca, nesta manhã, 26, Bento XVI recordou o clima de liberdade civil recuperado há vinte anos, com a queda do Muro de Berlim e, neste país, com a chamada “revolução de veludo”,  restituindo aos países da Europa central e oriental “o justo lugar que lhes toca como atores soberanos no concerto das nações”. O Papa colocou especial ênfase nas raízes cristãs da história e da cultura da nação tcheca.

“Se toda a cultura europeia foi profundamente modelada pela herança cristã, isto é especialmente verdade nas terras tchecas, pois foi através da atividade missionária dos Santos Cirilo e Metódio que a velha língua eslava, pela primeira vez, tomou forma escrita, no século IX. Apóstolos dos povos eslavos e fundadores da sua cultura, eles são justamente venerados como Padroeiros da Europa”.

Especial lugar ocupou, ao longo da história da Europa, o território tcheco (Boémia e Morávia), como “encruzilhada de povos, tradições e culturas”:

“Através da história, este território, no coração do continente, encruzilhada entre o norte e o sul, leste e oeste, tem sido ponto de encontro para diferentes povos, tradições e culturas. Inegavelmente que isso levou por vezes a fricções, mas a longo prazo manifestou-se como um encontro frutuoso. Daqui a parte significativa desempenhada por estas terras tchecas na história religiosa, cultural e intelectual da Europa, por vezes como campo de batalha, mas na maioria dos casos como ponte”.

Bento XVI lançou um apelo a todos os tchecos e outro especialmente à comunidade cristã:

“Agora que se encontrada restabelecida a liberdade religiosa, faço apelo a todos os cidadãos desta república para que redescubram as tradições cristãs que modelaram a sua cultura e convido a comunidade cristã a continuar a fazer ouvir a sua voz no momento em que a nação enfrenta os desafios do novo milênio.”

O Papa recordou as palavras que constam na bandeira da presidência da República Tcheca – “a verdade vence” – fazendo votos de “que a luz da verdade continue a guiar esta nação, tão abençoada através da história pelo testemunho de muitos santos e mártires”.

“A verdade do Evangelho é indispensável para uma sociedade próspera, pois abre à esperança e torna-nos capazes de descobrir a nossa inalienável dignidade de filhos de Deus. O autêntico progresso da humanidade é favorecido pela convergência da sabedoria e da fé com as luzes da razão. Possa o povo tcheco se beneficiar sempre desta síntese feliz”.

O primeiro local visitado pelo Papa será a Igreja de Santa Maria da Vitória, onde está a imagem do Menino Jesus de Praga.

Assista aos vídeos
.: Duas devoções se unem na República Tcheca
.:
República Tcheca – história, sociedade e cultura

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone –
iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo