“O valor autêntico da existência humana não se confina unicamente nos bens terrenos e nos bens passageiros, porque não são as realidades materiais que apagam a profunda sede de sentido e de felicidade existente no coração de cada pessoa”. Esta foi a mensagem de Bento XVI na Missa que celebrou nesta segunda-feira, 28, na Igreja de São Venceslau, padroeiro da República Tcheca, na cidade de Starà Boleslav.
Em sua homilia, o Santo Padre recordou o modelo sempre atual de vida cristã de São Venceslau, que seguiu fielmente Cristo e o Evangelho.
“Este grande Santo (que gostais de chamar de ‘Príncipe dos Checos’), convida-nos a seguir sempre e fielmente Cristo, convida-nos a ser santos. Ele próprio é modelo de santidade para todos, especialmente para quantos guiam as sortes das comunidades e dos povos”.
Embora à primeira vista a santidade possa parecer pouco atraente e importante, pois quem nega a Deus e não respeita o homem é que parece ter sucesso e vida fácil, basta reparar mais atentamente na realidade para nos darmos conta de que sem o amor e o temor de Deus as pessoas vivem tristes e insatisfeitas.
“Só quem conserva no coração o santo temor de Deus tem confiança também no homem e consagra a sua existência a construir um mundo mais justo e fraterno. Há hoje necessidade de pessoas crentes e credíveis, prontas a difundir em todos os âmbitos da sociedade aqueles princípios e ideais cristãos em que se inspira a sua ação”.
“É esta a santidade, vocação universal de todos os batizados, que leva a realizar com fidelidade e coragem o próprio dever, olhando não ao próprio interesse egoísta, mas sim ao bem comum, e procurando em cada momento a vontade divina”.
“O valor autêntico da existência humana não se confina unicamente nos bens terrenos e nos bens passageiros, porque não são as realidades materiais que apagam a profunda sede de sentido e de felicidade existente no coração de cada pessoa. Por isso, Jesus não hesita em propor aos seus discípulos a via estreita da santidade: Quem perderá a sua vida por causa de Mim, encontrá-la-á”.
Trata-se, sem dúvida, de uma linguagem difícil de aceitar e aplicar. Contudo, o testemunho dos santos dá-nos a certeza de que seguir fielmente a Cristo é uma possibilidade para todos, se n’Ele pomos a nossa confiança.
“É esta a lição de vida de são Venceslau, que teve a coragem de colocar o Reino dos Céus acima do fascínio do poder terreno. O seu olhar nunca se destacou de Jesus Cristo, o qual sofreu por nós, deixando-nos o exemplo para que sigamos os seus passos”.
Após a Santa Missa, Bento XVI dirigiu uma mensagem especial aos jovens. Em seguida retornou à Praga.
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com