Papa em Portugal

Primeiro-ministro diz que Papa é culto e afável

O primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, afirmou hoje ter ficado com uma  boa impressão de Bento XVI, salientando que o Papa é “culto e afável”.Em declarações no final da audiência de 30 minutos na Nunciatura Apostólica, o primeiro-ministro disse ter transmitido ao Papa a “alegria que o povo experimenta pela sua visita”.

Leia mais
.: Infográfico do programa da visita do Papa
.: Site oficial do Vaticano sobre a visita
.: Papa em Portugal: confira detalhes da visita
.: Papa em Portugal: busca da verdade é missão prioritária da Igreja
.: Papa em Portugal: Seis mil rezam Vésperas com Bento XVI em Fátima
.: Papa exorta portugueses a anunciar com vigor o Evangelho
.: “Perdão não substitui a justiça”, diz Papa sobre casos de abuso
.: Papa em Portugal: saudação a funcionários do Palácio presidencial
.: Papa em Portugal: “relação com Deus é constitutiva do ser humano”

Sócrates disse ter tido a possibilidade de sublinhar “a importância que a Igreja tem no país ao nível do desenvolvimento das políticas sociais”, salientando o relacionamento do Estado Português com a Igreja, afirmando que é uma “relação descomplexada”, tal como com as outras confissões.

“Verificam-se excelentes relações entre o Estado e a Igreja, o que contribuiu para que haja em Portugal uma relação muito descomplexada com todas as confissões religiosas e uma situação de liberdade religiosa, que muito nos satisfaz”, sublinhou.

O encontro aconteceu às portas fechadas, tendo sido possível captar imagens no início e no fim, sendo visível o tom informal da conversa entre José Sócrates e o Papa.

O Chefe do Governo português tinha chegado à Nunciatura Apostólica às 11h57min, acompanhado pelos ministros dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, e de Estado e da Presidência, Pedro Silva Pereira. No local estava já o embaixador de Portugal junto da Santa Sé, Rocha Páris.

Neste encontro, participaram  também o secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, e o Núncio Apostólico, Dom Rino Passigato. Bento XVI almoça com o séquito papal e, ao princípio da tarde, segue de helicóptero para Fátima.

Saiba mais sobre a visita

Bento XVI chegou nesta terça-feira, 11, a Portugal. Lisboa é a primeira cidade a receber o Pontífice, que também visita Fátima e Porto, celebrando três missas e proferindo sete discursos, além de dirigir uma mensagem e uma saudação aos fiéis portugueses. Nesta 15ª viagem apostólica de seu Pontificado, o Papa vai centrar as suas intervenções em três eixos fundamentais: a cultura, a ação social e a vida da Igreja em Portugal.

No entanto, um dos principais motivos para esta viagem é a celebração do décimo aniversário da beatificação de Jacinta e Francisco Marto, reafirmado pelo próprio Bento XVI no último domingo, 9, durante a saudação inicial da oração Regina Coeli. Neste ano, o País anfitrião também celebra os 100 anos da Proclamação da República.

O Papa vai proferir sete discursos: à chegada e à partida (11 e 14 de Maio), no Encontro com o Mundo da Cultura (dia 12), na celebração das Vésperas e na Bênção das Velas em Fátima (ambas no dia 12) e nos encontros com os agentes da Pastoral Social e com os Bispos, igualmente em Fátima (dia 13).

Terceiro Papa a visitar Fátima, depois de Paulo VI (1967) e João Paulo II (1982, 1991 e 2000), Bento XVI esteve, enquanto Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, estreitamente ligado às Aparições, estudando profundamente a Mensagem de Fátima, além de ter presidido às cerimônias do 13 de Maio em 1996. Foi o autor do comentário teológico sobre a Terceira Parte do Segredo de Fátima, revelado precisamente em 2000, quando João Paulo II se deslocou pela terceira e última vez a Portugal.

A maioria das viagens de Bento XVI foi realizada na Europa: quatro em países que fazem fronteira com a sua Alemanha natal – Polônia (2006), Áustria (2007), França (2008) e República Checa (2009) -, outras duas viagens a solo germânico (2005 e 2006), Espanha (2006), Turquia (2006) e Malta (2010).

Ainda neste ano, o Papa fará mais três viagens em território europeu: Chipre, Reino Unido e Espanha.

.: Veja fotos da visita no Flickr

Acesse os documentos
.: Hino oficial da visita
.: OUÇA o Hino

.: Nota Pastoral dos Bispos (out/2009)
.: Nota Pastoral dos Bispos (mar/2010)
.: Livreto das Celebrações Litúrgicas
.: Catequese preparatória 1 – Visita do Papa: desafios à Igreja de Lisboa
.: Catequese preparatória 2 – Ainda precisamos de Pedro?
.: Carta dos jovens ao Papa
.: Carta das crianças ao Papa
.: Citações do Cardeal Ratzinger
– Em Lisboa
.:
Tríptico das atividades da visita

.: Informações sobre os espaços litúrgicos
.: Infográfico dos compromissos do Papa na capital
– Em Porto
.: Informações sobre a visita

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo