Viagem Apostólica

Papa em Portugal: Bento XVI reza o terço com peregrinos em Fátima

“Todos juntos, com a vela acesa na mão, lembrais um mar de luz à volta desta singela capelinha, amorosamente erguida em honra da Mãe de Deus e nossa Mãe”. Com este convite, o Papa Bento XVI deu início a mais um discurso na tradicional “bênção das velas”, nesta quarta-feira,12, na Esplanada do Santuário de Fátima (Portugal).

O Papa exortou os peregrinos a não terem medo de falar de Deus e de “ostentar sem vergonha os sinais da fé, fazendo resplandecer aos olhos dos vossos contemporâneos a luz de Cristo”.

Acesse
.: Discurso de Bento XVI na Esplanada bênção das velas


Leia mais
.: Infográfico do programa da visita do Papa
.: Site oficial do Vaticano sobre a visita
.: Papa em Portugal: confira detalhes da visita
.: Saudação de Bento XVI a jovens em frente à Nunciatura de Lisboa
.: Mensagem do Papa nos 50 anos do Santuário de Cristo Rei em Almada
.: Papa em Portugal: saiba mais sobre visita a Fátima
.: “Busca da verdade é missão prioritária da Igreja”
.: Seis mil rezam Vésperas com Bento XVI em Fátima
.: Papa exorta portugueses a anunciar com vigor o Evangelho
.: “Perdão não substitui a justiça”, diz Papa sobre casos de abuso
.: Saudação a funcionários do Palácio presidencial
.: “Relação com Deus é constitutiva do ser humano”

“Irmãos e irmãs, neste lugar é impressionante observar como três crianças se renderam à força interior que as invadiu nas aparições do Anjo e da Mãe do Céu. Aqui, onde tantas vezes se nos pediu que rezemos o Terço, deixemo-nos atrair pelos mistérios de Cristo, os mistérios do Rosário de Maria. A oração do Terço permite-nos fixar o nosso olhar e o nosso coração em Jesus, como sua Mãe, modelo insuperável da contemplação do Filho”, disse o Papa ao recordar as aparições de Nossa Senhora.

Após a bênção das velas, o Santo Padre, ajoelhado diante da imagem de Nossa Senhora de Fátima, recitou os mistérios gloriosos do santo terço. Em cada uma das cinco dezenas, o Papa e os peregrinos que com ele rezavam, invocaram Nossa Senhora pedindo pelo “Bispo vestido de branco que reza por todos os fiéis”, como escreve Irmã Lúcia em suas memórias, pelos jovens, pelas famílias e as pequenas comunidades, pelos sacerdotes e pelos cristãos, sobretudo os que sofrem.

Após ter presidido ao terço no Santuário de Fátima, Bento XVI retirou-se para a casa Nossa Senhora o Carmo, onde vai dormir. Os peregrinos permaneceram no local para a Missa vespertina de Nossa Senhora presidida pelo secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone.

Saiba mais sobre a visita

Bento XVI chegou nesta terça-feira, 11, a Portugal. Lisboa é a primeira cidade a receber o Pontífice, que também visita Fátima e Porto, celebrando três missas e proferindo sete discursos, além de dirigir uma mensagem e uma saudação aos fiéis portugueses. Nesta 15ª viagem apostólica de seu Pontificado, o Papa vai centrar as suas intervenções em três eixos fundamentais: a cultura, a ação social e a vida da Igreja em Portugal.

No entanto, um dos principais motivos para esta viagem é a celebração do décimo aniversário da beatificação de Jacinta e Francisco Marto, reafirmado pelo próprio Bento XVI no último domingo, 9, durante a saudação inicial da oração Regina Coeli. Neste ano, o País anfitrião também celebra os 100 anos da Proclamação da República.

O Papa vai proferir sete discursos: à chegada e à partida (11 e 14 de Maio), no Encontro com o Mundo da Cultura (dia 12), na celebração das Vésperas e na Bênção das Velas em Fátima (ambas no dia 12) e nos encontros com os agentes da Pastoral Social e com os Bispos, igualmente em Fátima (dia 13).

Terceiro Papa a visitar Fátima, depois de Paulo VI (1967) e João Paulo II (1982, 1991 e 2000), Bento XVI esteve, enquanto Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, estreitamente ligado às Aparições, estudando profundamente a Mensagem de Fátima, além de ter presidido às cerimônias do 13 de Maio em 1996. Foi o autor do comentário teológico sobre a Terceira Parte do Segredo de Fátima, revelado precisamente em 2000, quando João Paulo II se deslocou pela terceira e última vez a Portugal.

A maioria das viagens de Bento XVI foi realizada na Europa: quatro em países que fazem fronteira com a sua Alemanha natal – Polônia (2006), Áustria (2007), França (2008) e República Checa (2009) -, outras duas viagens a solo germânico (2005 e 2006), Espanha (2006), Turquia (2006) e Malta (2010).

Ainda neste ano, o Papa fará mais três viagens em território europeu: Chipre, Reino Unido e Espanha.

.: Veja fotos da visita no Flickr

Acesse os documentos
.: Hino oficial da visita
.: OUÇA o Hino

.: Nota Pastoral dos Bispos (out/2009)
.: Nota Pastoral dos Bispos (mar/2010)
.: Livreto das Celebrações Litúrgicas
.: Catequese preparatória 1 – Visita do Papa: desafios à Igreja de Lisboa
.: Catequese preparatória 2 – Ainda precisamos de Pedro?
.: Carta dos jovens ao Papa
.: Carta das crianças ao Papa
.: Citações do Cardeal Ratzinger
– Em Lisboa
.:
Tríptico das atividades da visita

.: Informações sobre os espaços litúrgicos
.: Infográfico dos compromissos do Papa na capital
– Em Porto
.: Informações sobre a visita

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo