Cerimônia faz parte de preparativos para início do Jubileu 2025 e inclui abertura de caixa metálica que contém chave e está fechada desde último Ano Santo
Da Redação, com Boletim da Santa Sé
Na série de preparativos para o Jubileu 2025, foi realizado o rito da “recognitio”, uma verificação da Porta Santa da Basílica de São Pedro. Nesta cerimônia, realizada nesta terça-feira, 2, é verificado se a Porta Santa fechada no último Jubileu está intacta e selada, pronta para ser reaberta para o novo Ano Santo.
O arcipreste da Basílica de São Pedro, Cardeal Mauro Gambetti, realizou uma oração antes de iniciar o rito. Depois, derrubou a parede que fecha a Porta Santa no interior da Basílica, extraindo a caixa metálica ali guardada desde o encerramento do último Jubileu. Nesta caixa, encontra-se a chave que abre a Porta, os puxadores, o pergaminho que atesta o fechamento da Porta, quatro tijolos dourados e algumas medalhas, incluindo as dos pontificados de Francisco, Bento XVI e João Paulo II.
Leia mais
.: Conheça curiosidades sobre a abertura da Porta Santa no Jubileu
.: Entenda por que a Igreja recomenda os fiéis a obterem indulgências
Na sequência, o cardeal conduziu uma procissão desde a Porta Santa até o Altar da Confissão, onde foi realizado outro momento de oração. Os participantes do rito se encaminharam, na sequência, para a Sala Capitular, onde a caixa foi aberta. Entre os presentes estiveram o pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, Dom Rino Fisichella, e o Mestre de Celebrações Litúrgicas Pontifícias, Dom Diego Ravelli.
Na tarde desta terça-feira, 3, haverá a mesma cerimônia para a Porta Santa na Basílica de São João de Latrão. A cerimônia se repetirá na Basílica de São Paulo Fora dos Muros na quinta-feira, 5, e na Basílica de Santa Maria Maior, na sexta-feira, 6.