Dicastério da Evangelização publica nota respondendo às dúvidas sobre abertura de Portas Santas nas catedrais e santuários
Da redação, com iubilaeum2025
O Dicastério para a Evangelização, responsável pela organização do Jubileu Ordinário 2025, reiterou que as Portas Santas serão abertas apenas nas quatro Basílicas Papais de Roma: São Pedro no Vaticano, São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Fora dos Muros. Conforme especificado pelo Papa Francisco na Bula de Proclamação Spes non confundit.
A única exceção, por vontade pessoal do Santo Padre, será uma Porta Santa numa prisão, que será por ele mesmo aberta, “para oferecer aos presos um sinal concreto de proximidade”. Ainda não foi divulgada informações sobre data e presídio escolhido.
Na nota divulgada pela Sala de Imprensa da Santa Sé, o dicastério explica que “foi levantada a questão de se poder prever a abertura de uma Porta Santa nas Igrejas Catedrais, nos Santuários internacionais e nacionais, bem como noutros lugares de culto particularmente significativos”.
“A este propósito, embora na mais sensível consideração das motivações pastorais e devocionais que possam ter sugerido tão louvável aspiração, julga-se todavia necessário recordar as precisas indicações estabelecidas pelo Santo Padre na Bula Spes non confundit, de Proclamação do Jubileu 2025″, enfatiza a nota.
Além disso, o dicastério quis recordar que “o sinal peculiar e identificador do Ano Jubilar, tal como foi transmitido desde o primeiro Jubileu no ano 1300, é a indulgência que ‘pretende exprimir a plenitude do perdão de Deus que não conhece fronteiras’ através do Sacramento da Penitência e dos sinais da caridade e da esperança”.
Por isso, “para viver plenamente este momento de graça, recomenda-se a consideração dos lugares particulares e das diversas modalidades indicadas pelo Decreto da Penitenciária Apostólica de 13 de maio de 2024“.