Já disponível em jubileu2025.cancaonova.com, o ambiente digital reúne conteúdo formativo e informativo para auxiliar fiéis a viver o Ano Santo
Gabriel Fontana
Da Redação
Está no ar o site da Canção Nova para o Jubileu 2025. Nesta quinta-feira, 15 de agosto, foi lançado oficialmente um ambiente digital que reúne informações e conteúdos sobre o Ano Santo.
Nesta primeira versão, notícias e matérias do Jornalismo Canção Nova são apresentadas no site. Em breve, serão adicionados também conteúdos do canal de Formação, com o objetivo de ajudar os fiéis a se preparar para viver bem o período que começará em 24 de dezembro deste ano.
Reacender a esperança
O coordenador do Portal Canção Nova e missionário da comunidade, Jarles Pereira, explica que a ideia de criar um site especialmente para o Jubileu 2025 surgiu com o objetivo de aproximar o povo brasileiro desta celebração tão importante na vida da Igreja. “A Canção Nova, que nasceu com a vocação de comunicar, não poderia ter outra atitude senão promover um site dedicado a este acontecimento histórico”, expressa.
Jarles frisa que o conteúdo, formativo e informativo, vai além do próprio Jubileu. “No site, será possível encontrar formações sobre as Catequeses do Ano Santo e explicações de padres, bispos, leigos e religiosos sobre os diversos aspectos do Jubileu”, afirma, de forma a aproximar os leitores e internautas de tal maneira para que, de fato, vivam o Ano Jubilar.
A nossa expectativa é de acender e reacender em muitos a fé perdida ou enfraquecida. É o Jubileu da Esperança, e este dom de Deus precisa alcançar todos os corações.
– Jarles Pereira
O missionário destaca também a facilidade de navegação e o visual do site, acessível por smartphone, tablet ou computador. “As pessoas não terão dificuldade de acessar os conteúdos”, expressa, citando ainda o trabalho conjunto realizado com o Jornalismo Canção Nova e o Desenvolvimento de TI da Fundação João Paulo II.
O ambiente digital pode ser acessado pelo endereço jubileu2025.cancaonova.com. “Este site será um verdadeiro acervo e fonte de pesquisa sobre este Jubileu”, conclui Jarles.
Nossa missão é evangelizar
O presidente da Comunidade Canção Nova, padre Wagner Ferreira, frisou as ações de motivação ao povo de Deus para se preparar para o Jubileu 2025. “Estamos motivando os membros da comunidade e a Família Canção Nova, através do Sistema de Comunicação, a viver intensamente este ano de preparação como um Ano de Oração”, afirmou, acrescentando que “a oração nos abre o mistério do amor de Deus, o que também nos garante recuperar no coração a virtude da esperança.
O sacerdote reconheceu a necessidade que o mundo tem atualmente da esperança. “A esperança, que é Deus”, expressa, “e por isso, mais do que nunca, em situações tão conflitivas – são tantas guerras acontecendo no mundo, mas são guerras que no fundo brotam do nosso próprio coração, do mistério do pecado –, precisamos da esperança”.
Em relação ao site para o Jubileu 2025, padre Wagner Ferreira manifestou sua alegria. “Eu louvo a Deus por essa bela iniciativa, e tenho percebido, através do Sistema Canção Nova de Comunicação, muitas iniciativas para que também a Família Canção Nova possa, cada vez mais, ter seu coração preparado para celebrar o Jubileu”, exprimiu.
Cobertura jornalística
Entre essas iniciativas está a cobertura de eventos e fatos relacionados ao Jubileu 2025. O superintendente do Jornalismo Canção Nova, Marcelo Moura, sublinha o papel da imprensa de levar aos fiéis a experiência jubilar diante da oportunidade de todos os católicos espalhados pelo mundo “estarem presentes em Roma”, mesmo que virtualmente.
“Cabe a nós, como imprensa católica, difundir o máximo de informações dos acontecimentos do Jubileu ao longo do ano”, afirma, acrescentando que o Departamento de Jornalismo da Canção Nova, especialmente a equipe que atua em Roma, está todo voltado para trazer para o Sistema de Comunicação todas as informações relacionadas ao Ano Santo.
“Dada a grandeza da própria celebração, que acontece ordinariamente a cada 25 anos, faz-se necessário, como mídia católica, dedicar toda as nossas energias para que o que acontece em Roma, seja ‘experimentado’ aqui no Brasil e nos demais países mundo afora”, conclui Marcelo.
Sobre o Jubileu
O termo “Jubileu” se refere a um ano particular, que também pode ser chamado de “Ano Santo”. O primeiro Jubileu celebrado pela Igreja Católica aconteceu em 1300, proclamado pelo Papa Bonifácio VIII.
A frequência com que o Jubileu é celebrado mudou ao longo do tempo. A princípio seria realizado a cada 100 anos, mas, em 1342, o Papa Clemente VI antecipou esse período para 50 anos. O segundo jubileu da história foi realizado em 1350. Tempos depois, o Papa Paulo II, em 1470, determinou o período interjubilário para 25 anos.
Contudo, para além dos Jubileus ordinários, há os Jubileus extraordinários, convocados pelo Papa em momentos específicos. Em 2015, por exemplo, Francisco proclamou o Ano da Misericórdia.
O Jubileu 2025 tem como tema “Peregrinos da Esperança”. Em sua carta à organização do Ano Santo, o Pontífice explicou que a escolha do tema se deve ao fato de que “devemos manter acesa a chama da esperança que nos foi dada e fazer todo o possível para que cada um recupere a força e a certeza de olhar para o futuro com espírito aberto, coração confiante e mente clarividente”.