JMJ 2008

Faltam 40 dias para início da Jornada Mundial da Juventude

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) se aproxima. O evento acontecerá em Sidney, na Austrália, de 15 a 20 de julho deste ano. Com o tema “Recebereis a força do Espírito Santo e sereis minhas testemunhas”, a jornada pretende reunir milhares de jovens que participarão de catequeses, festival da juventude, vigília e missa com o Papa Bento XVI.

.: Programa da viagem de Bento XVI a Sidney
.: Visite o site oficial da JMJ – www.wyd2008.org

De acordo com a programação do evento, a missa de abertura será presidida pelo arcebispo de Sidney, cardeal George Pell, no Barangaroo. No primeiro dia de encontro, os jovens já poderão apreciar o Festival da Juventude, que consistirá na apresentação de várias manifestações artísticas, religiosas e espirituais dos jovens de todo o mundo. O Festival acontecerá em diversos lugares de Sidney, nos períodos vespertino e noturno,  do dia 15 ao dia 18, dado que no dia 19, terá início a vigília com o Papa.

Os dias 16, 17 e 18 serão marcados por sessões de catequeses, divididas por idiomas e orientadas por bispos de diversos países. Esses três dias são considerados um Tríduo de preparação para a vigília e a missa com o Papa. O Tríduo enfocará a importância do Sacramento da Reconciliação.

A chegada do Papa Bento XVI a Sidney está prevista para o dia 17, à tarde, no Porto da cidade. De lá, o Pontífice seguirá para uma cerimônia solene de acolhida, no centro de Sidney.

Consta na programação também a Via Crucis, que será realizada no dia 18, à tarde, nas ruas de Sidney e ao longo da orla do porto.

No dia seguinte, 19, terá início a vigília com o Papa Bento XVI, um dos momentos mais significativos da Jornada. No domingo, 20, o Papa presidirá a missa de encerramento, no hipódromo de Randwick, a 9 quilômetros do centro de Sidney, e anunciará a cidade  que receberá a próxima JMJ.

Além da programação oficial, o Papa deverá reunir-se com jovens “desfavorecidos” da cidade. Segundo o comitê organizador, trata-se de um pedido do próprio pontífice que deseja conhecer os subúrbios de Sidney e a forma como vivem estes jovens. A organização divulgou ainda que Bento XVI irá almoçar com doze jovens de todo o mundo e celebrará uma missa para seminaristas e religiosos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo