Foi divulgado hoje o programa da viagem apostólica de Bento XVI a Sidney (Austrália), na XXIII Jornada Mundial da Juventude que acontecerá entre 12 e 21.
O Papa partirá de Roma no sábado, 12 de julho, às 10 horas (horário local) do Aeroporto Fiumicino e chegará na Austrália no domingo às 9h15 (horário de Austrália), no Aeroporto de Darwin. Ele então irá para o aeroporto de Richmond (Sidney) e de lá seguirá à residência privada onde permanecerá até a manhã de quinta-feira, 17.
Na quinta-feira, 17, após Missa privada, na parte da manhã, acontecerá uma celebração de acolhida na Casa do Governo em Sidney. Posteriormente terá um momento com o Governador Geral e se reunirá com o primeiro-ministro. Depois de um breve momento, será recepcionado com danças e canções tradicionais pelos indígenas. Posteriormente, vai embarcar no navio “Sidney 2000”. Neste momento os jovens darão as “boas vindas” ao Papa.
Na sexta-feira, 18, haverá uma Missa privada às 10h30. Em seguida, participará de um encontro ecumênico na cripta de St. Mary’s Cathedral. Depois, se reunirá com representantes de outras religiões, no mesmo local. O Papa almoçará com alguns jovens que irão conduzir um momento de oração em frente à St. Mary’s Cathedral. Às 18h45 se reunirá com membros de uma comunidade de jovens da Universidade de Notre Dame Sidney, na Igreja do Sagrado Coração do Ateneo.
No sábado, 19, Bento XVI realizará uma Missa às 9h30 na Catedral St. Mary’s com bispos, seminaristas, noviços e noviças australianos. na oportunidade, fará a consagração do novo altar do templo. Almoçará com os bispos e na parte da tarde irá para Randwick presidir uma vigília de oração para jovens.
No domingo, 20 de julho, às 10 horas, irá presidir à missa para a XXIII Jornada Mundial da Juventude e ler o Ângelus em Randwick. Às 18 horas, discursará aos benfeitores e organizadores da XXIII Jornada Mundial da Juventude, na St. Mary’s Cathedral House.
Em 21 de julho, após Missa privada, irá para a Câmara, de onde se despedirá dos voluntários da XXIII Jornada Mundial da Juventude e de onde discursará. Sairá do Aeroporto Internacional de Sidney, onde será saudado pelas autoridades antes de ir para o Aeroporto de Darwin. De lá, retornará para Itália.