Série

Santos Patronos da JMJ 2019: “São Oscar Romero, sacerdote generoso”

São Oscar Romero é o oitavo patrono da Jornada Mundial da Juventude 2019. Conheça mais sobre a vida e sacerdócio do santo

Julia Beck
Da redação

/ Foto: Canção Nova

Canonizado em outubro de 2018, São Oscar Arnulfo Romero foi considerado patrono da Jornada Mundial da Juventude 2019 enquanto ainda era beato. Nascido em El Salvador, o santo foi um sacerdote generoso e atuante. Preocupava-se com os doentes, pobres e injustiçados, e criticava as experiências de ditaduras militares vividas pela maioria dos países sul-americanos, na década de 1970.

O santo posicionou-se em meio aos conflitos de sua época e revelou uma espiritualidade realista e um coração sereno e obediente ao Evangelho. São Oscar Arnulfo Romero, bispo da Igreja Católica, demonstrou uma ação pastoral voltada para a união de seu povo e evangelização dos mais necessitados.

No Vaticano, durante encontro com peregrinos de El Salvador, Papa Francisco exortou os fiéis a darem testemunho da mensagem de Deus, assim como o santo fez em vida. “Ele [São Oscar Romero] repetia, com vigor, que todo católico deve ser mártir, porque mártir significa dar testemunho da mensagem de Deus aos homens. Deus quer estar presente em nossas vidas e nos convida a anunciar a sua mensagem de liberdade para toda a humanidade. Somente nele podemos ser livres do pecado, do mal, do ódio em nossos corações; livres para amar e acolher o Senhor e nossos irmãos e irmãs”.

Leia mais
.: Santa Sé reconhece oficialmente martírio de Dom Oscar Romero

Saiba mais sobre a vida e sacerdócio do santo que é patrono da JMJ 2019:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo