Série

Santos Patronos JMJ 2019: “São Juan Diego, servo de Maria"

O índio Juan Diego foi o propagador da aparição da Virgem de Guadalupe e é um dos santos patronos da JMJ 2019

Julia Beck
Da redação

/ Foto: Canção Nova

O tema da Jornada Mundial da Juventude Panamá 2019 será “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra (Lc 1, 38)”. Com o evento voltado para a espiritualidade mariana, São Juan Diego, propagador da aparição da Virgem de Guadalupe — padroeira do México e da América —, foi escolhido como um dos santos patronos da JMJ.

Com raízes indígenas, o santo era um camponês casado e convertido à fé católica. Era dedicado à religião e costumava caminhar de sua vila à Cidade do México, para aprender a Palavra de Cristo. Andava descalço e vestia, nas manhãs frias, uma roupa de tecido grosso de fibra de cactos como um manto, chamado tilma ou ayate, como todos de sua classe social.

Em uma de suas idas à Cidade do México, São Juan Diego presenciou duas aparições da Virgem de Guadalupe. O santo obteve o reconhecimento da Igreja, do que ficou conhecido como o milagre de Guadalupe. Conheça a seguir mais detalhes da história de vida e devoção mariana de São Juan Diego, o santo que dedicou sua vida propagando as aparições de Guadalupe:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo