São Oscar Romero é o oitavo patrono da Jornada Mundial da Juventude 2019. Conheça mais sobre a vida e sacerdócio do santo
Julia Beck
Da redação
Canonizado em outubro de 2018, São Oscar Arnulfo Romero foi considerado patrono da Jornada Mundial da Juventude 2019 enquanto ainda era beato. Nascido em El Salvador, o santo foi um sacerdote generoso e atuante. Preocupava-se com os doentes, pobres e injustiçados, e criticava as experiências de ditaduras militares vividas pela maioria dos países sul-americanos, na década de 1970.
O santo posicionou-se em meio aos conflitos de sua época e revelou uma espiritualidade realista e um coração sereno e obediente ao Evangelho. São Oscar Arnulfo Romero, bispo da Igreja Católica, demonstrou uma ação pastoral voltada para a união de seu povo e evangelização dos mais necessitados.
No Vaticano, durante encontro com peregrinos de El Salvador, Papa Francisco exortou os fiéis a darem testemunho da mensagem de Deus, assim como o santo fez em vida. “Ele [São Oscar Romero] repetia, com vigor, que todo católico deve ser mártir, porque mártir significa dar testemunho da mensagem de Deus aos homens. Deus quer estar presente em nossas vidas e nos convida a anunciar a sua mensagem de liberdade para toda a humanidade. Somente nele podemos ser livres do pecado, do mal, do ódio em nossos corações; livres para amar e acolher o Senhor e nossos irmãos e irmãs”.
Leia mais
.: Santa Sé reconhece oficialmente martírio de Dom Oscar Romero
Saiba mais sobre a vida e sacerdócio do santo que é patrono da JMJ 2019: