Posso ajudar?

Voluntário, a alma da Jornada Mundial da Juventude

Por Daniel Machado

“Não existe um lugar, na Jornada Mundial da Juventude, que não tenha um voluntário. Assim como o corpo precisa de uma alma para viver, eu diria que os voluntários são a alma da Jornada”. Estas são palavras de padre Ramon, diretor executivo do setor voluntariado da JMJ Rio 2013, que nos explica como os voluntários estão se preparando para receber os peregrinos no Rio de Janeiro durante os dias de Jornada.

Segundo dados do setor, 80 mil pessoas se inscreveram para serem voluntários durante a JMJ Rio 2013, sendo 60 mil os selecionados. Deste total, cerca de 7.500 correspondem a voluntários internacionais representados por mais de 130 países. A Argentina possui o maior número de voluntários internacionais com quase 500 voluntários. Do Brasil, 52.500 voluntários, sendo 7.500 selecionados de vários estados. O maior número vem da cidade do Rio de Janeiro (RJ), chamados de ‘voluntários diocesanos’, que correspondem a 45 mil pessoas provenientes das dioceses de Niterói, Duque de Caxias, São João de Miriti, Nova Iguaçu e São Sebastião.

Veja a reportagem completa

Segundo padre Ramon, os voluntários já começaram a ser informados sobre o ofício que desempenharão durante os dias de Jornada, e já estão recebendo os devidos treinamentos para a função à qual foram designados. “Até o mês de maio, essas pessoas foram preparadas espiritualmente, porque nós entendemos que ser voluntário é, antes de tudo, ser um discípulo, é exercer uma diaconia, ou seja, este serviço para o Reino. Agora, estes jovens já estão sendo treinados na parte técnica, ou seja, recebendo todas as informações sobre a função que vão exercer”, disse padre Ramon.

Leia também:
.:  Logística da alimentação na JMJ
.: Esquema de segurança para a JMJ
.: Sistema de transporte durante a JMJ

Os voluntários que trabalharão no Festival da Juventude, por exemplo, já estão recebendo informações sobre os locais dos eventos, assim como detalhes da programação de cinema, teatro, exposições, música, dança etc. Os que estarão como guias no Itinerário da Fé também já recebem formações e informações sobre arquitetura, história, iconografia e arte sacra, entre outros.

Segundo o setor de voluntariado, mais de 2.400 pessoas serão treinadas para atuar como socorristas em conjunto com a Cruz Vermelha. Eles recebem formações técnicas de primeiros socorros.

Testemunho

“Ser voluntário é ser a mão de Deus para os peregrinos”, diz Antônio Mateu, espanhol que trabalha no serviço de tradução e informação para a língua espanhola. O espanhol já foi peregrino em Santiago de Compostela (1989), na JMJ de Czestochowa (1991), e serviu como voluntário na JMJ de Madri em 2011.

Já no Brasil, a carioca Verônica diz que, desde que foi anunciado o Rio de Janeiro como cidade sede, os jovens cariocas já se colocaram a serviço. “Nós estamos aqui desde o início, sacrificando-nos, renunciando a muitas coisas para que o jovem que vier a esta Jornada possa ter um encontro pessoal com Cristo”, diz Verônica.

Onde encontrar um voluntário?

O voluntário faz parte do ‘visual’ da JMJ. Você vai encontrá-lo nos aeroportos, nas rodoviárias, nas catequeses, nos locais de hospedagem, nos serviços de imprensa e comunicação, nos teatros, museus, nos festivais de música espalhados pela cidade, na feira vocacional, nas estações de trem, metrô e ônibus, nos serviços médicos, na caminhada para Guaratiba e no Campus Fidei; além, é claro, espalhados pela cidade do Rio para dar informações aos fiéis.

Como vou identificar um voluntário?

Segundo padre Ramon, os voluntários estarão trajando uma camisa amarela escrito ‘Voluntário’ e serão identificados com uma credencial. O voluntário não poderá usar a camisa fora do expediente de serviço.

Os voluntários terão um encontro com o Papa?

Assim como aconteceu em Madri, com Bento XVI, o Papa Francisco também fará um encontro com os voluntários, no domingo (28), no Rio Centro, às 17h.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo