Preparativos JMJ

Setor convoca voluntários da JMJ para atualizarem carteira de vacinação

A iniciativa visa proteger o bem-estar dos jovens, especialmente os da área de saúde

Da redação, com rio2013.com

A Vigilância em Saúde do Rio de Janeiro e o Setor Voluntários convocou os mais de 60 mil voluntários que atuarão na Jornada Mundial da Juventude Rio2013 para atualizar seu cartão de vacinas.

Além da preparação espiritual e formativa, os voluntários são convocados agora a cuidar da sua saúde para a sua missão no mês de julho, juntos ao Papa Francisco e aos peregrinos do mundo todo. O convite é para que todos possam atualizar a sua carteira de vacinação, inclusive com as doses contra doenças que já foram controladas no Brasil, como o sarampo.

As instruções visam proteger o bem-estar dos jovens, especialmente os da área de saúde, que somam três mil entre os selecionados. “Os profissionais dessa área estarão em contato com peregrinos vindos do mundo todo, inclusive de locais que sofrem algumas epidemias. A grande preocupação é com o sarampo que, controlado no Brasil há muito tempo, pode atingir brasileiros que não estão protegidos com a tríplice viral, por exemplo”, afirmou o responsável pelos voluntários da JMJ Rio2013 da área da saúde, Pedro Spineti.

O Setor Voluntários vai realizar nas próximas semanas um treinamento para os voluntários da área da saúde que estão no Rio de Janeiro e deve aproveitar a mobilização para a atualização da carteira de vacinação. “O profissional de saúde precisa ter a sua carteira de vacinação em dia. A gente está aproveitando esse momento da Jornada para alcançar esse público.”, destaca Cristina Lemos, coordenadora do Programa de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, parceiro do Setor na preparação dos voluntários da saúde.

Para os profissionais da área, são indispensáveis três vacinas: tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), dT (difteria e tétano) e hepatite B. Os demais voluntários devem olhar o calendário de vacinação específico da sua idade.

Clique aqui e veja o calendário de vacinação definido pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (PNI/MS).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo