Momento de graça!

Papa Francisco atende a cinco jovens em confissão

Dois jovens que se confessaram com Papa expressam os momentos vividos com o Pontífice

Alexandre Oliveira
com colaboração de Daniel Machado enviado especial ao Rio de Janeiro

Na manhã dessa sexta-feira (26), o Papa Francisco iniciou a agenda do dia atendendo confissões no Parque da Quinta da Boa Vista, um dos locais onde estão instalados os confessionários e onde também acontece a Feira Vocacional da JMJ.

O Sumo Pontífice chegou por volta das 9h30 da manhã, cumprimentou alguns religiosos e voluntários, no local, e foi logo atender a confissão de cinco jovens, sendo três homens e duas mulheres. Foram três do Brasil, um da Venezuela e um da Itália. Eles foram sorteados pelo sistema de inscrição. Antes das confissões, os nomes não foram divulgados para preservar a identidade dos penitentes, que também foram orientados a se manter em sigilo. De acordo com a direção do evento, o sorteio foi realizado por idiomas e não por países.

Após a confissão dos cinco jovens, nosso enviado especial ao Rio, Daniel Machado, conversou com dois deles, que expressaram os momentos vividos com o Santo Padre:

“Foi um momento muito marcante para todos nós. Um momento único que a gente viveu. Deu pra ver como o Papa é humilde, como ele tem um carinho muito grande para com a juventude. Em todo momento, ele olhava no meu olho e eu via esta simplicidade que brotava do coração dele”, declarou o jovem Wellington de Melo (23 anos), que reside em Campo Grande (RJ).

"Foi um momento muito marcante para todos nós", declarou o jovem Wellington

“Foi um momento muito marcante para todos nós”, testemunhou o jovem Wellington – Foto: Daniel Machado

Outro jovem, o cuiabano Marco Antônio, de 21 anos, disse: “Quando o Papa foi se aproximando dos confessionários, o meu coração começou a bater muito forte. Fiquei muito emocionado, mas depois eu fui me acalmando e, na hora da confissão, já estava com o coração bem mais tranquilo. No final da confissão, ele disse que me daria o perdão de todos os meus pecados de toda a minha vida, por causa da indulgência. Eu entendi bem isto, porque ele falou meio em espanhol e não vou esquecer estas palavras para o resto da minha vida”.

"Não esquecerei as palavras do Papa pro resto da minha vida" afirmou o jovem Marco Antônio

“Não esquecerei as palavras do Papa pro resto da minha vida”, afirmou o jovem Marco Antônio – Foto: Ed Alves

Além dos confessionários desenhados especialmente para a Jornada (inspirados no formato do Morro do Corcovado), o espaço da Feira Vocacional, na Quinta da Boa Vista, possui também uma tenda de 600 m² para adoração ao Santíssimo Sacramento. Estão programadas também atividades nas tendas a cada meia hora, com testemunhos, palestras e apresentações musicais.

:: Saiba mais sobre a Feira Vocacional

As confissões duraram cerca de 30 minutos. Após esse momento, o Santo Padre seguiu em direção ao Palácio São Joaquim, na Glória, Zona Sul do Rio de Janeiro, onde vai se encontrar com jovens detentos e, depois, ao meio dia, rezar a oração do Angelus.

Papa Francisco deixa os confessionários em direção ao Palácio São Joaquim

Papa Francisco deixa os confessionários em direção ao Palácio São Joaquim – Foto: Ed Alves

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo