Preparação para os jovens

Mais de 300 pessoas participam da segunda “Catequese rumo à JMJ” em Niterói

Dom Luís Henrique, que proferiu a catequese, destacou que jovens são interlocutores na evangelização

rio2013.com

A manhã de sábado, 27, foi de animação, reflexão e oração em Niterói (RJ), subsede da JMJ Rio2013. A quadra do colégio Nossa Senhora das Mercês, no Fonseca, recebeu a segunda “Catequese rumo à JMJ”, que contou com a participação de mais de 300 pessoas, a maioria voluntários já em preparação para a Jornada Mundial da Juventude.

A música ficou por conta da Comunidade Divina Luz e a catequese foi proferida pelo bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Luis Henrique. “Eu tenho uma ligação especial com Niterói. Eu nasci em São Gonçalo, tive uma experiência com os Missionários do Sagrado Coração e depois fui para a diocese de Campos antes de ser chamado ao episcopado”, contou Dom Luis Henrique.

O tema da catequese foi “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6, 8), de modo a aprofundar a reflexão sobre a Campanha da Fraternidade de 2013, que conta com essa passagem como lema. Ao falar em uma mudança de época que engloba mudanças culturais e um grande impacto na religião, o bispo chamou os jovens à ação.

“Os jovens são interlocutores, eles não são mais destinatários na evangelização. Temos que acolhê-los no contexto de mudanças de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna, fundamental na cultura da vida, da justiça e da paz”, afirmou.

Relembrando jovens que são apresentados na Sagrada Escritura, como Salomão, Ester, Daniel, Ezequiel e Isaías, Dom Luis Henrique falou do papel das redes sociais. Segundo ele, essas novas gerações diante da Igreja devem ser ativas, protagonistas da missão, cabendo a elas, então, a tarefa da evangelização através das plataformas que a tecnologia nos propõe.

No encerramento, a Missa foi presidida pelo bispo, que agradeceu o convite e reforçou o chamado para o Bote Fé, a recepção dos símbolos da Jornada em Niterói, no dia 19 de maio.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo