Salesiano

Jovens salesianos participam de encontro em Niterói

Elcka Torres
Enviada especial ao Rio de Janeiro

Jovens de países diferentes debatem sobre a evangelização

Cerca de duzentos jovens salesianos, de 34 países diferentes, reúnem-se para um fórum, nesta quarta-feira, dia 24, no Colégio Salesiano Santa Rosa, em Niterói (RJ), para debater sobre a evangelização dos jovens nas nações.

Jovem portuguesa partilha de encontro salesaino/Foto: Elcka Torres-CN

Jovem portuguesa partilha sobre encontro salesiano /Foto: Elcka Torres-CN

O evento acontece a cada dois anos, durante a JMJ, e conta com representantes das 176 inspetorias que a congregação tem pelo mundo.

Durante o evento, os participantes foram divididos em grupos, de acordo com seu idioma nativo e falaram sobre a evangelização da juventude e a experiência nas inspetorias salesianas dos diversos países.

“Conversando, percebemos que há várias forma de evangelizar de acordo com realidade de cada país, mas a principal é a evangelização no cotidiano, com o nosso testemunho na escola, na universidade… Isso atrai a juventude, porque mostramos que somos diferentes e felizes”, relata a portuguesa Inês Quintela ,20 anos.

Após os grupos de debates, os jovens se dirigiram à conferência realizada pelo Reitor-mor dos Salesianos, padre Pascual Chávez; e a Madre-geral das Filhas de Maria Auxiliadora, irmã Yvonne Reungoat.

do sucessor de Dom Bosco reitor-mor  padre Pascal Chaves, e da madre Ivone

do sucessor de Dom Bosco reitor-mor padre Pascal Chaves, e da madre Ivone

Durante a sua colocação, Chaves falou da identidade do movimento na Igreja e na sociedade: “Precisamos tomar consciência, cada vez mais, deste movimento e sermos instrumentos de transformação na Igreja, na sociedade e nos ambientes em que vivemos”, disse.

Já a Madre Ivone refletiu: “Estou muito feliz! Hoje, estão reunidos representantes do movimento salesiano dos cinco continentes. Fazer a experiência de um movimento mundial, sem fronteiras, é uma coisa extraordinária. Podemos dizer que ele tem uma força grande, porque o Espírito Santo está presente nele”.

Enquanto acontecia o fórum, o primeiro colégio salesiano do Brasil foi também o ponto de encontro de dois grupos de catequese da JMJ, em francês e espanhol.

Durante a tarde, aconteceu a festa da juventude salesiana, que reuniu mais de 7 mil jovens, os quais puderam partilhar suas culturas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo