Praia de Copacabana bateu o recorde de três milhões de pessoas neste sábado
Elcka Torres
Enviada especial ao Rio de Janeiro
Cerca de 3 milhões de jovens reúnem-se neste sábado, 27, na praia de Copacabana para a vigília com o Papa Francisco. Para garantir a presença nesse momento de oração, a maratona desses jovens começou cedo.
À tarde, a praia já estava lotada de peregrinos, que acompanhavam os shows de cantores, entre eles Padre Reginaldo Manzontti, Padre Marcelo, Adriana Arydes, Tony Alyson, Ziza Fernandes, grupos musicais Amor e adoração, Anjos de Resgaste e outras personalidades da música católica. Os participantes também já preparavam o local para dormir durante a vigília.
A fluminense Samara Campos, 17 anos, que veio de Barra Mansa junto com um grupo da sua paróquia para participar da vigília, ainda desfrutou das apresentações musicais. “Por ser jornada e ter tantos jovens o clima é diferente. Perceber que mudou o cenário do Rio de Janeiro, as manifestações foram substituídas por milhares de jovens, que cantam e dançam para o Senhor.”
A fila dos hipermecardos próximos às praias eram grandes, cheias de peregrinos que compravam edredons para encarar o frio da madrugada carioca. Iona Mara Chiarate de Maracaju, (MT), garantiu o último cobertor da loja. “Não consegui saco de dormir, e com esse frio vou ter que improvisar”.
Já o uruguaiano Eleopordo Tarrech, de 65 anos, participa da segunda jornada. O idoso já veio preparado com o necessário para se agasalhar e dormir à noite. Tarrech também trouxe o seu kit peregrino, distribuído pela jornada para os peregrinos comerem na madrugada. O kit contém chocolate, sucos, bolos, barra de cereais, leite com chocolate, batatas fritas e salada de atum enlatada.
Juliana Camargo, 15 anos, da cidade de Laura de Freitas (BA), chegou à praia às 10h e já escolheu um local para passar a noite. Com seu saco de dormir já estendido na areia, a adolescente curtia o show. “Pensar que é o começo, esta noite promete”.