“Nas pegadas do Senhor”

Inaugurada exposição com obras do Vaticano por ocasião da JMJ

Obras estão expostas no Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro

Da Redação, com Serviço de Informação do Vaticano

Inaugurada exposição com obras do Vaticano por ocasião da JMJ

Exposição ficará no Museu de Belas Artes do Rio até 12 de outubro

Teve início nesta terça-feira, 9, a exposição intitulada “Nas pegadas do Senhor”, organizada por ocasião da 28ª Jornada Mundial da Juventude, neste ano no Rio de Janeiro. As obras estão expostas no Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro até o dia 12 de outubro.

A exposição apresenta uma seleção de obras-primas do Vaticano e museus italianos. São obras , objetos de arte e manuscritos , agrupados em quatro seções: “Cristo, via de salvação”, “Vocação e missão dos apóstolos”, “Maria, via que conduz a Cristo”, “Os santos: modelos a imitar”. A inspiração para a mostra veio do tema da JMJ deste ano: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”.

Na primeira seção, apresentam-se obras sobre a face de Cristo, a paixão, a ressurreição, a incredulidade de Tomé. Entre os nomes artísticos nessa seção, estão Beato Angélico, Melozzo da Forlì, Leonardo da Vinci, Bernini e Correggio.

Na seção “Vocação e Missão dos Apóstolos”, serão expostos trabalhos com tema ligado ao chamado dos apóstolos, como o Díptico com Pedro e Paulo, do século III-IV d.C. Na terceira sessão, os visitantes poderão ver obras sobre temas relacionados a Maria, com obras da tradição oriental e ocidental. Por fim, a parte dedicada aos santos apresenta diversas pinturas representando os santos mais conhecidos.

A exposição é organizada pela Fundação João Paulo II para a Juventude do Pontifício Conselho para os Leigos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo