Jornada “Descentralizada”

Eventos simultâneos facilitam a participação dos peregrinos na JMJ

Eventos simultâneos fazem parte da programação da JMJ

O evento, que vai reunir a juventude católica de todo o mundo, no Rio de Janeiro (RJ), em julho deste ano, tem uma programação dinâmica com vários eventos simultâneos. A agenda se divide basicamente em três partes: os atos centrais, os atos com a presença do Papa e o Festival da Juventude.

O Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude trabalha nos preparativos de maneira a evitar grandes deslocamentos para o jovem peregrino que for ao Rio. A intenção é que a Jornada seja descentralizada e esteja presente em toda a cidade do Rio de Janeiro, centro de Niterói, centro de Duque de Caxias e centro de Nova Iguaçu. “Como se fossem bairros, nós vamos construir regiões de Jornada; então, nessas regiões nós vamos fazer pontos do Festival da Juventude, pontos de catequese”, conta o secretário-executivo do COL, monsenhor Joel Portella.

Monsenhor Joel explica que, dessa maneira, o peregrino poderá viver a proposta da Jornada, como a participação nas catequeses, a vida missionária e o encontro com as comunidades, movimentando-se num raio de 7 Km, exceto para a participação dos atos centrais.

“Para os atos centrais, aí sim, ele [peregrino] terá de fazer um deslocamento que implica uso da rede pública de transporte da cidade e algum processo de caminhada. A grande referência foi o Revéillon, de passagem de 2012 para 2013, quando a Prefeitura fez a experiência de uma pequena caminhada em Copacabana e deu muito certo, pois Copacabana se esvaziou em duas horas”.

Durante os atos centrais, os atos fixos, não haverá outras atividades, isso é comum em todas as edições das Jornadas. Assim, os eventos como a Missa de abertura, as boas-vindas ao Papa, a via-sacra, a vigília e a Missa de envio devem reunir o maior número de pessoas.

Para garantir o bom andamento das atividades, voluntários vão trabalhar tanto nos atos centrais como nos “polos” descentralizados. “Os voluntários estarão atuando na cidade inteira praticamente”, conta monsenhor Joel.

Festival da Juventude

Para se ter uma ideia da diversidade dos eventos que farão parte da Jornada, 27 palcos estarão espalhados pela cidade. Nesses pontos, haverá teatro, música, exposição e momentos de oração, é o Festival da Juventude. “São quatro grandes vertentes. Nós chamamos de ‘Festival’ esse conjunto, no qual a juventude convive com a fé e a cultura”, explica o secretário executivo do COL. Os locais desses 27 palcos ainda estão sendo definidos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo