Diocese de Lorena

Dom Beni encerra Semana Missionária de sua diocese, na Canção Nova

Na tarde deste sábado (20), o bispo da diocese de Lorena, Dom Benedito Beni encerra as atividades da “Semana Missionária” em sua diocese presidindo uma  celebração Eucarística na sede da comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista – SP.

Confira homilia de Dom Benedito Beni

dom beni

Dom Beni – Diocese de Lorena no encerramento da Semana Missionária

Meu irmãos no episcopado Dom Stanilau e Dom José, monsenhor Jonas Pai Fundador da Comunidade Canção Nova, prezados padres celebrantes, seminaristas e queridos jovens.

A palavra de Deus proclamada, nos mostra como sermos verdadeiros discípulos e missionários de Jesus. Na primeira leitura, Abraão acolhe em sua tenda uma visita importantíssima: o próprio Deus em forma humana. E Deus veio acompanhado de dois anjos também em forma humana. O contexto desta visita é muito significativo. Sara sua esposa mulher estéril tinha 90 anos e Deus entra na tenda de Abraão para conceder-lhes uma grande bênção.

Prezados jovens esse episódio ensina, que quando nós acolhemos Deus na casa do nosso coração Ele sempre nos abençoa e sua bênção é acompanhada de muitos dons. Aquele que acolhe Deus em seu coração, jamais vai encontrar-se num impasse ou beco sem saída, porque Deus é infinito no seu poder.

O evangelho também traz um ensinamento. Marta acolhe em sua casa Jesus, Deus feito homem. Ela fica nervosa preocupada, atarefada com a casa enquanto a sua irmã Maria permanece sentada aos pés do mestre e ouve tranquila a sua palavra.

A espiritualidade cristã realizou até hoje diversas interpretações a esse fato do evangelho. Recordo apenas alguns. O ser humano não tem apenas necessidades materiais. Ele também tem necessidades afetivas e espirituais. Existe no ser humano algo de divino, pois foi criado a imagem e semelhança de Deus.

Outro ensinamento importante que Jesus quis nos ensinar que em nossa vida existem prioridades. Ele quis mostrar que a preocupação exagerada com coisas materiais, pode constituir um obstáculo. Finalmente esse episódio mostra que para alguém ser seguir de Jesus, é necessário um encontro pessoal com Ele.

O segredo que foi revelado em Jesus Cristo é que, Deus oferece o dom da salvação a todos os povos da terra. Portanto irmãos e irmãs é través do anuncio do evangelho que Cristo é conhecido e se torna presente em todos os povos e todas as vidas.

O lema da Jornada Mundial são as palavras que Cristo dirigiu aos discípulos antes da sua ascensão ao céus: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações.”

Prezados jovens há uma semana vocês deixaram seus países e se encontraram aqui na Diocese de Lorena e durante toda a semana vocês realizaram a missão nas 30 paróquias aqui em nossa diocese. Amanhã vocês tomarão rumo em direção a cidade do Rio de Janeiro, onde Cristo o redentor da cidade os espera de braços abertos.

A JMJ é antes de tudo o aprofundamento do encontro com Cristo. “Quando alguém se encontra realmente com Cristo, faz uma descoberta tão importante que não consegue mais guardar para si. Sente necessidade de partilhar para os outros a experiência vivida com Ele.” Beato João Paulo II

Jesus Cristo é o caminho a verdade e a vida amém.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo