Formação em língua portuguesa

"Cristo não nos pede nada de impossível", diz Dom Nelson

Elcka Torres
Enviada especial Rio de Janeiro

Dom Nelson preside catequese na paróquia Nossa Senhora de Copacabana

Cerca de oitocentos peregrinos participaram, na manhã desta quinta-feira, 25, da catequese em língua portuguesa, na Paróquia de Nossa Senhora de Copacabana, localizada no bairro de Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro. A atividade faz parte da programação da JMJ (Jornada Mundial da Juventude).

O Bispo Auxiliar de Rio do Janeiro, Dom Nelson Francelino Ferreira, presidente do encontro, atrasou cerca de meia hora devido a um convite de estar com o Papa Francisco, nesta manhã, concelebrando a Santa Missa e tomando um café. Enquanto esperavam, os participantes portugueses, brasileiros, espanhóis e africanos, presentes no local, rezaram o terço.

Dom Nelson preside a cateque na Igreja de Nossa Senhora de Copacabana (Foto: Wesley Almeida-CN)

Dom Nelson preside a catequese na Igreja de Nossa Senhora de Copacabana (Foto: Wesley Almeida-CN)

Dom Nelson dividiu sua reflexão em três pontos: ser cristão significa ser discípulo; Jesus o Bom Mestre, e confiar-se a Cristo e segui-Lo.

Ser cristão significa ser discípulo

“Ser discípulo de Jesus é, justamente, perceber que temos um convite, um mandato: “Vem e segue-me”. Este convite não se dirigiu aos mais fortes e sábios, pois quando Jesus chamou os discípulos, Ele convidou Mateus, o cobrador de imposto. Não precisamos ser perfeitos, mas colocar os pés para a perfeição.”

Jesus, o Bom Mestre
“Ser discípulo é escutar a Palavra de Deus e colocá-la em prática. O jovem rico reconhece Jesus como Bom Mestre, mas não se torna discípulo. Como diz Bento XVI, ‘o discípulo, de fato, é uma pessoa que se põe à escuta da Palavra de Jesus, a quem reconhece o Mestre que nos amou até o dom se sua vida. Trata-se, portanto, de cada um de vós deixar-se plasmar diariamente pela Palavra de Deus. Ela vos transformará em amigos do Senhor Jesus e capazes de fazer outros jovens entrar nesta mesma amizade.’”

Confiar-se a Cristo e segui-Lo
“Cristo nos convida a confiar n’Ele; e não nos pede nada de impossível. Seguir Jesus é um caminho de conversão que toca os aspectos da nossa vida: as relações com os outros, como casal, em família, no estudo, no trabalho, na administração de bens etc. É um caminho que nos leva à salvação, mas não sem transformação e sacrifícios. Esse caminho começa com o reconhecimento de nossos pecados. Os santos e tantos fiéis testemunharam a beleza de ser discípulos. Sustentam-nos em caminho para santidade.

O prelado encerrou o seu discurso dizendo aos jovens: “O chamado de Jesus é revolucionário. Se o implementássemos, mudaríamos o mundo em poucos meses.
Jovens, a Igreja confia em vocês. Sejam discípulos, ide e levai o que experimentaram aqui. Não tenham medo!”

Catequese
São 273 locais espalhados, em 10 regiões do Rio de Janeiro, e dioceses vizinhas, chamadas subssedes como Niterói, Nova Iguaçu e Duque de Caxias. Os peregrinos são direcionados às catequeses próximas aos seus locais de hospedagem, onde são distribuídos aos peregrinos o café da manhã.

São 133 sedes em língua portuguesa e 50 em espanhol. As outras línguas principais do evento estarão distribuídas da seguinte forma: 25 locais para a catequese em inglês, 15 em italiano, 15 em francês, oito em alemão e cinco em polonês.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo