Preparativos

2.400 socorristas e maqueiros são treinados para a JMJ

Por orientação do Corpo de Bombeiros, somente homens foram selecionados para a função

rio2013.com

2.400 socorristas e maqueiros são treinados para a JMJ

Com o apoio da Cruz Vermelha, voluntários recebem treinamento para a JMJ Rio2013. (FOTO: rio2013.com)

O Setor Voluntários, em parceria com a Cruz Vermelha, começou os treinamentos dos socorristas e maqueiros que vão atuar nos dias da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Serão capacitados 2.400 voluntários. Por recomendação do Corpo de Bombeiros, apenas homens foram selecionados pelo setor de saúde para atuar nesta função. Além deles e da equipe médica terceirizada, enfermeiros e médicos voluntários e 500 socorristas da Cruz Vermelha trabalharão no atendimento aos peregrinos.

Segundo o supervisor geral de operação da Cruz Vermelha na JMJ, Tiago Quintaneiro, os voluntários serão divididos em equipes, cada uma sob a coordenação de um socorrista experiente da Cruz Vermelha.

O treinamento dos maqueiros e socorristas foca no transporte seguro do peregrino acidentado até o posto de saúde mais próximo para garantir o atendimento rápido. Com aulas teóricas e práticas, os voluntários vão aprender ainda técnicas de primeiros socorros, contenção de hemorragia e massagem cardíaca.

Saúde nos Atos Centrais

No Campus Fidei, em Guaratiba, serão aproximadamente 3 mil voluntários trabalhando na área de saúde. Quintaneiro explica que cada lote terá pelo menos um posto de saúde. Nos acessos ao Campus Fidei, postos da organização do evento serão intercalados com postos da Cruz Vermelha.

“Serão 14 postos de atendimento nos acessos a Guaratiba. Os postos da Jornada, que estarão a cada 2,5km, terão duas ambulâncias, médicos e enfermeiros voluntários e pontos de hidratação. E entre eles haverá postos da Cruz Vermelha”, disse.

Nos Atos Centrais em Copacabana e em Guaratiba, os voluntários e socorristas vão auxiliar o atendimento médico de empresas terceirizadas e contratadas para o evento.

Para os locais de catequese e Festival da Juventude serão cerca de 3.300 profissionais. A equipe de saúde dos voluntários é formada por 295 médicos diocesanos, 35 médicos nacionais, 369 enfermeiros, 200 técnicos e auxiliares de enfermagem, além dos 2.400 socorristas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo