Série

Patronos da JMJ 2023: Santo Antônio de Lisboa, um pregador

Jornada Mundial da Juventude será realizada em agosto; nesta quinta matéria da série “Patronos da JMJ Lisboa 2023”, conheça mais sobre Santo Antônio

Huanna Cruz
Da Redação

Santo Antônio / Foto: Arquivo

Falta pouco mais de três meses para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que será realizada em Lisboa, Portugal, de 1º a 6 de agosto. Nesse caminho de preparação, o noticias.cancaonova.com segue com a série sobre os Patronos da JMJ. Nesta sexta-feira, 28, o santo em destaque é Santo Antônio de Lisboa.

O pároco de Óbidos, A-dos-Negros e Gaeiras, Portugal, padre Ricardo Figueiredo, afirma que Santo Antônio nasceu na cidade de Lisboa e é um dos seus cidadãos mais famosos por todo o mundo. E um dos critérios que presidiu à escolha dos padroeiros foi serem naturais da cidade de Lisboa. Assim, Antônio não podia faltar.

Para o padre Ricardo Figueiredo, a devoção em torno de Santo Antônio reúne muitas pessoas no dia da sua festa. Conhecido como “santo popular”, é verdadeiramente um santo do povo, amado por multidões, a quem recorrem com confiança.

Um pouco da história

Santo Antônio é um dos santos mais populares por todo o mundo. Nascido em Lisboa no ano de 1195 e batizado com o nome de Fernando, desde muito cedo sentiu-se chamado a uma vida de entrega a Deus. As riquezas de que a família dispunha não o atraíam, logo, entrou muito cedo nos Cônegos Regrantes de Santo Agostinho.

Pouco depois, transferiu-se para Coimbra, onde aprofundou os estudos de Filosofia e Teologia, além de outras áreas de conhecimento. Sua inteligência chamou a atenção de todos. Depois de 10 anos em Coimbra, conheceu os franciscanos e de forma particular ficou tocado com a chegada àquela cidade dos restos mortais de cinco mártires franciscanos mortos em Marrocos.

Em Assis, pôde participar no grande capítulo geral de frades que São Francisco convocou. O contato com Francisco conduziu a um grande aprofundamento da regra e do desejo de partir para as missões. Ao mesmo tempo, foi reconhecido como grande pregador e enviado a ensinar em muitos lugares. A sua grande inteligência também impressionou São Francisco, que o nomeou professor de Teologia dos frades menores.

Durante 1227 e 1230 exerceu funções de responsabilidade na Ordem franciscana, o que o levou a visitar várias comunidades. Pádua foi particularmente apreciada por ele e ali se fixou. Veio a falecer em 1231, com apenas 36 anos.

“Um dos grandes santos franciscanos”

Frei Augusto Luiz Gabriel / Foto: Arquivo Pessoal

Segundo Frei Augusto Luiz Gabriel, da Província da Imaculada Conceição do Brasil, Santo Antônio de Lisboa é um dos grandes santos franciscanos. Reza o ditado que é o santo mais popular do mundo inteiro.

“Isso nos enche de orgulho, não apenas por sermos da mesma ordem franciscana (da mesma família), mas porque Santo Antônio foi e é um santo atual”.

Frei Augusto afirma que Santo Antônio foi um grande protagonista, um exímio semeador do Reino de Deus por palavras e por obras. Foi um franciscano que ensinou a Sagrada Teologia para os frades, a pedido de Francisco de Assis. “Quero que leias ou ensine a Teologia aos frades, desde que eles não percam o espírito de oração e devoção”.

“Santo Antônio é aquele que prega a todos, até mesmo aos peixes, quando o povo não queria o escutar e que depois deste episódio ficam tão comovidos com a paciência e fé de Santo Antônio que se convertem, ouvem a Palavra de Deus e passam a ter uma nova vida em Jesus Cristo”, enfatiza Frei Augusto.

Leia sobre os patronos da JMJ
.:  Patronos da JMJ 2023: São João Paulo II, o santo que criou as Jornadas
.: 
Patronos da JMJ 2023: Dom Bosco, pai e mestre da juventude
.: 
Patronos da JMJ 2023: São Vicente, padroeiro de Lisboa
.: Patronos da JMJ 2023: São Bartolomeu dos Mártires 

Santo Antônio e os jovens

Segundo padre Ricardo Figueiredo, um dos papéis que Antônio desempenhou foi o combate às heresias, especialmente os cátaros. Estes recusavam a bondade do matrimônio, o que afastava muitos jovens da vida familiar e do casamento. Santo Antônio combateu energicamente esta heresia, ficando conhecido como “santo casamenteiro”, pelo que muitos jovens contam com a sua intercessão para encontrar um noivo ou noiva de acordo com a vontade de Deus.

“Aos nossos jovens de hoje, diria que Santo Antônio é um verdadeiro amigo, aquele que não decepciona. Santo Antônio pode ensiná-los a viver com os pés no chão, nas coisas de todos os dias e, ao mesmo tempo serem grandes comunicadores do Evangelho, aos moldes atuais”, afirma Frei Augusto.

Curiosidades

Em Lisboa encontram-se muitos sinais da devoção a Santo Antônio. Numa imagem na Sé local, encontram-se muitos pedidos de intercessão para casamentos; lá ele é sempre celebrado como o “santo casamenteiro”.

“Todos os anos, o dia de Santo Antônio é marcado por uma grande procissão e pelos ‘casamentos de santo Antônio’ em que vários jovens têm oportunidade de casar numa celebração organizada pelo município de Lisboa. Muitas festas populares enchem os bairros de Lisboa de música e convívio”, ressalta o padre.

Na Sé de Lisboa, acrescenta padre Ricardo, encontra-se uma cruz numa parede marcando o sítio em que Antônio combateu contra a tentação e recebeu o dom da pureza. Outro aspecto bonito da sua vida é a humildade com que sempre viveu: como teólogo e excelente pregador era muito elogiado, mas sempre se esquivava por humildade.

Legado

O frei afirma que o legado de Santo Antônio de Lisboa continua vivo e atuante. “Para nós franciscanos, Santo Antônio tem fundamental importância por sua sólida formação teológica e doutrinal”. Neste sentido, Francisco de Assis dá-lhe um título Inusitado chamando-o de “episcopo meo”, que quer dizer, meu bispo.

Frei Augusto afirma que o santo jamais recebeu uma mitra episcopal: este título “episcopo meo” dado por Francisco foi para exprimir sua profunda veneração pelos verdadeiros teólogos e pregadores, enquanto dispensadores da Palavra de Deus.

“É assim que vemos Santo Antônio, um “bispo” por excelência, que fez de sua vida e vocação uma semente do Reino de Deus para toda a humanidade. É aquele que, por sua formação teológica, foi um grande pregador e teólogo franciscano, encontrando sempre um equilíbrio entre ensinar e vida espiritual”.

Outro legado de Santo Antônio, segundo o religioso, foi o de ser um grande cooperador de Jesus Cristo na fé e na caridade.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo