LANÇAMENTO

JMJ 2023: nova série de vídeos promove conversa entre jovens e cardeal

Primeiro vídeo com o Cardeal Tolentino teve como tema o Natal e a JMJ 2023

Da redação, com JMJ 2023

Foto: Ricardo Perna / JMJ Lisboa 2023

Diante da proximidade da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, Cardeal José Tolentino Mendonça participou de uma série de conversas com jovens de diversas nacionalidades sobre a realidade dos jovens, a fé, os tempos que vivemos e a própria JMJ Lisboa 2023.

A primeira conversa foi publicada nesta terça-feira, 20, e contou com a presença de dois jovens portugueses, Sara, do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Lisboa 2023, e David, do Comitê Organizador Diocesano (COD) de Vila Real. No episódio, Dom Tolentino  falou sobre a espera do Natal e da JMJ Lisboa 2023.

“A vossa geração de jovens não pode ser de mulheres e homens que repetem o mundo, vocês têm de recriar”, “não é impossível uma civilização do amor”, disse o cardeal.

Questionado sobre a espera para o Natal, tendo em conta os tempos atuais, o purpurado disse que “espera quem sabe que falta alguma coisa”. Segundo ele, o tempo do Advento é “um tempo que nos prepara para a espera que também é uma forma de esperança”, para a vinda “daquele que vem completar e dar sentido à nossa vida”.

JMJ

Em relação à espera pela JMJ Lisboa 2023, Dom Tolentino Mendonça disse que todos estão felizes e os corações já estão projetados para este encontro. No entanto, o cardeal chamou a atenção para este encontro ser “mais do que um acontecimento episódico”, se, durante a sua preparação, “nós investirmos seriamente e aproveitarmos este tempo como um tempo de crescimento, de descoberta, de aprofundamento da nossa fé, da nossa esperança, de nos envolvermos mais em Igreja, de nos descobrirmos Igreja”.

Para o purpurado, Maria “ensina-nos a arte da espera”, deixando “no nosso coração uma marca, um ensinamento que nunca se esquece”. No final da conversa, Dom Tolentino relembrou o tema da JMJ Lisboa 2023, “Maria levantou-se e partiu apressadamente”, realçando que a mesma pressa de Maria, “porque ela traz no seu seio Jesus”, tem de ser a mesma pressa quando “um jovem traz no seu coração Jesus”.

Confira: 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo