Dom Eugênio foi grande incentivador da JMJ no Rio de Janeiro e por isso foi recordado na Missa que enviou os jovens à Cracóvia
Da redação, com Arquidiocese do Rio
O arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, presidiu nesse sábado, 9, na Cripta da Catedral de São Sebastião, a Missa de Envio para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que vai acontecer em Cracóvia, na Polônia, entre os dias 25 de julho e 1º de agosto. Na ocasião, Dom Orani também rezou em sufrágio da alma do Cardeal Eugenio de Araujo Sales falecido há quatro anos, incentivador da Jornada no Rio.
“Quando nós pedimos ao Vaticano para sediar a JMJ em 2013 me recordo que nós solicitamos uma carta especial ao arcebispo emérito do Rio de Janeiro, Cardeal Eugenio de Araujo Sales, que escreveu uma bela mensagem justamente dizendo do seu apoio. E na resposta que nós tivemos quando a Arquidiocese do Rio foi escolhida vinha mencionada justamente a carta de Dom Eugenio apresentando o Rio de Janeiro como a possível sede da JMJ de 2013″, disse Dom Orani.
“Rezando na intenção do Cardeal Eugenio Sales e entregando também nas mãos de Deus todos os que vão à jornada de Cracóvia, bendizemos ao Senhor por aqueles que puderam vir a esta celebração e que representam também tantos outros que não puderam estar presentes, e aqueles que vão participar mesmo de longe da JMJ de Cracóvia, na Polônia, com o tema ‘Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia’ (Mt 5, 7) e que, ao mesmo tempo, recorda também o lugar de São João Paulo II e de Santa Faustina”, disse Dom Orani em sua saudação.
Cerca de 10 mil brasileiros devem participar da Jornada Mundial da Juventude em Cracóvia. Os países membros das Nações Unidas são 193. Jovens de países em guerra, como a Síria, e outros que enfrentam situações de conflito, como o Egito e o Iraque, também vão à Polônia para o evento.