"Bem-aventurados os MISERICORDIOSOS, porque eles alcançarão MISERICÓRDIA" (Mt 5,7)

Polônia

JMJ 2016: Governo dá detalhes sobre segurança e assistência médica

Segurança dos peregrinos durante a Jornada Mundial da Juventude é prioridade para o governo da Polônia, afirma ministro

Da redação, com krakow2016.com

Questões relacionadas com a segurança e a logística durante o encontro do Papa Francisco com os jovens em julho foram discutidas em uma reunião dos representantes do COL Cracóvia 2016, com a equipe de governo responsável pela Jornada Mundial da Juventude.

A reunião, que ocorreu no início desta semana, contou com a presença dos representantes do governo central, inclusive a  líder da equipe do governo responsável pela organização da JMJ, Beata Kempa. Também participaram da reunião representantes do exército, da polícia, e das forças de segurança, além dos organizadores da JMJ Cracóvia 2016.

polonia_jmj_governo

Beata Kempa, líder da equipe do governo responsável pela organização da JMJ / Foto: krakow2016.com

O ministro Bartosz Kownacki  explicou o funcionamento das forças de segurança durante o evento. O Exército deve atuar principalmente na proteção sanitária, ordem pública, logística, infraestrutura e comunicação. Ele enfatizou o envolvimento das forças armadas nas preparações para a JMJ, como a criação de um campo especial de treinamento em Balice.

Os militares irão delegar equipes móveis especiais, 80 soldados, forças dedicadas para a JMJ. Os helicópteros W3 e Mi 17 estarão disponíveis para atender as necessidades do Serviço de Proteção ao Governo. A unidade militar GROM também se unirá às preparações para o evento.

Em 8 bases de aviação em Balice, uma unidade médica de evacuação que inclui 20 ambulâncias foi agrupada. Isso, segundo o ministro, permitirá a evacuação de 80 pessoas de uma única vez. Dois aviões CAÇA C 295 também ajudarão na segurança dos eventos.

Segundo o vice-Ministro Sebastian Chwałek do Ministério dos Assuntos Internos e Administração, mais de 76 milhões de złotys do orçamento do ministério serão alocados para a implementação da força policial, da brigada de incêndio, do Escritório de Proteção do Governo, entre outros.

O controle da fronteira será restabelecido para o período entre 4 de julho a 2 de agosto. Pistas especiais de liberação estarão funcionando em oito locais na fronteira da Polônia com a Ucrânia. Sebastião Chwałek afirmou ainda que os aeroportos estarão conduzindo pontos de inspeção extras junto com os serviços de outros países e que procedimentos especiais foram desenvolvidos para casos específicos associados com a perda de documentos pelos estrangeiros: eles receberão documentos temporários que facilitarão o seu regresso para casa.

Peter Dubajło, do Ministério de Administração e Digitalização, assegurou que a criação de infraestrutura adicional de telecomunicações e comunicação independente entre os funcionários e os voluntários está em andamento. Um dos canais mais importantes de comunicação com os participantes da Jornada Mundial da Juventude será o telefone gratuito de informações para os visitantes que não são da Polônia (+987) e o aplicativo “Peregrino”, que será lançado em breve.

Assistência médica

De acordo com a organização, o plano de assistência médica estabelecido cobre o período de 21 de julho a 01 de agosto de 2016. Os principais objetivos do plano foram determinados dois meses atrás, durante um painel de mídias da JMJ. Os serviços médicos estão preparados para o variado número de peregrinos que visitarão Cracóvia e outras cidades de Małopolska. Cada componente da Jornada Mundial da Juventude (Festival da Juventude, entre outros) tem preparado um plano de proteção médica adequado. “Todos os locais, Cracóvia, Brzegi, Częstochowa e Auschwitz estarão preparados para receber os peregrinos”, afirmou o representante do Ministério da Saúde, Marek Tombarkiewicz.

Durante a Jornada Mundial da Juventude, os serviços médicos terão à disposição ferramentas de trabalho adicionais. Em Cracóvia e nas áreas vizinhas haverá 14 enfermarias hospitalares, 10 unidades de internação, 32 equipes extras de resgate médico, 40 unidades de assistência médica primária, além de camas hospitalares extras. No período do encontro da juventude com o Papa Francisco, o número de equipes de serviço médico aéreo também será aumentado em 4 vezes. No total, a segurança médica durante a JMJ Cracóvia 2016 consistirá de 1.619 patrulhas terrestres e 134 equipes de intervenção.

A coordenação de todas as operações relacionadas à segurança médica serão conduzidas pela equipe de cobertura médica do Serviço de Emergência de Cracóvia. No período do encontro com o Papa, será estabelecido um transporte aéreo especial, que permitirá a remoção daqueles que necessitam de assistência para instituições ao longo do país. “Este tipo de transporte aéreo é o primeiro na história da Polônia”, disse o ministro Majewski, apresentando o projeto do transporte aéreo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo