Papa Bento XVI encontra-se com os jovens reunidos em Colônia na Alemanha. Após uma pequena viagem de barco de aproximadamente 10 quilômetros pelo Reno, o Santo Padre encontrar-se-á com cerca de um milhão de jovens onde falará suas primeiras palavras às pessoas do mundo inteiro que estão a sua espera.
Esta é a primeira viagem de Bento XVI fora da Itália, em seu país natal, para participar na XX Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontece na cidade de Colônia entre 16 e 21 de Agosto.
Na tarde do dia 19 participará na Via Sacra e no dia 20 acompanhará aos participantes na Vigília noturna. No Domingo, 21, o Papa presidirá à Missa conclusiva da JMJ. O altar onde será celebrada esta cerimônia foi colocado no cimo de uma colina artificial, construída com terra de todos os continentes.
Durante a sua passagem por Colônia, Bento XVI irá visitar a Sinagoga da cidade, receber representantes muçulmanos e vai encontrar-se com autoridades civis (entre as quais o Chanceler Schroeder) e religiosas do seu país natal. Em Bona, onde foi professor de teologia, de 1959 a 1963, o Papa terá um encontro oficial com o presidente Horst Köhler.
Além disso, durante a JMJ, o célebre relicário dos Reis Magos será colocado, como na Idade Média, atrás do altar, para que os peregrinos possam contemplá-lo ao passar.
Os jovens reunidos em Colónia aprofundarão no tema “Viemos adorá-lo”, as palavras com que os Reis Magos, no Evangelho de São Mateus, revelam o propósito da sua peregrinação.