Legado

Saiba quais foram as exortações apostólicas de João XXIII

Pontífice que esteve à frente da Igreja por cinco anos escreveu três exortações apostólicas, sendo duas delas pedindo orações pelo Concílio Vaticano II

Rogéria Nair
Da Redação

joão XXIIIEm seu pontificado de cinco anos, o Papa João XXIII escreveu três Exortações Apostólicas. A primeira delas “A quarantacinque anni”, no ano de 1959, em virtude da passagem dos restos mortais do Papa Pio X pela Itália. As duas seguintes “Sacrae Laudis”, de 6 de janeiro de 1962, e “Novem Per Dies”, de 20 de maio de 1963, são referentes ao Concílio Vaticano II, convocado pelo próprio Pontífice.

A quarantacinque anni” faz menção aos 45 anos de falecimento de Pio X, e por esta ocasião a Itália recebeu a visita de seus restos mortais. O documento é voltado ao episcopado e ao clero e trata de três temas: dignidade para os sacerdotes, a Igreja e sabedoria humana e cristã.

Acesse
.: Íntegras das exortações apostólicas de João XXIII

Para o Santo Padre, o sacerdócio é o ministério da graça, e para cada homem que recebe de Deus este chamado é um privilégio singular. “A alma pura e ardente de um padre é um mistério de luz, graça e amor. Os anjos do céu a admiram e veem nela um reflexo da Majestade divina”, afirma o Santo Padre.

A segunda exortação apostólica, Sacrae Laudis, é dirigida ao clero pedindo orações pelo Concílio Ecumênico Vaticano II. Segundo o Vigário de Cristo, a oração sacerdotal imprime novo cunho e fervor à elevação espiritual de todo o povo cristão.

“Na realidade, cada sacerdote não é apenas dispensador dos mistérios de Deus como na Santa Missa (1Cor 4,1), mas é também mediador entre Deus e os homens”,  afirma João XXIII no documento. Por isso, ele recorre a seus irmãos de ministério para que ofereçam as práticas de oração, principalmente breviário e adoração em favor do Concílio.

“O recolhimento universal da Igreja em suplicante expectativa do Espírito Santo, nos nove dias que precedem a grande solenidade de Pentecostes, renova, no espírito comovido, a recordação da trépida vigília do cenáculo com a imagem dos apóstolos, unidos em confiante oração ao redor da Virgem Santíssima: “Todos estes, unânimes, perseveravam na oração com algumas mulheres, entre as quais Maria, a mãe de Jesus, e com os irmãos dele” (At 1,14)”.

O trecho acima inicia a última exortação apostólica de João XXIII: Novem Per Dies. O documento é um apelo principalmente aos bispos do mundo inteiro, para que façam uma novena ao Espírito Santo tendo como intenção a segunda sessão do Concílio.

Sobre este acontecimento, o Papa Bom assegura ser consolador pensar que, durante os nove dias que antecedem a manifestação do Espírito no Cenáculo, a família católica espalhada como grãos de trigo sobre os montes se reúne em oração ao redor da Virgem Maria para invocar do Paráclito os dons copiosos de seus carismas sobre a grande assembleia dos bispos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo