Adeus ao Papa Bom

Grande emoção quando João XXIII morreu, disse Papa Francisco

Angelo Giuseppe Roncalli, o Papa Bom, faleceu em 3 de junho de 1963

Rogéria Nair
Da Redação

morte joão xxiii

João XXIII da janela do palácio apostólico vaticano / Foto: Rádio Vaticano

Nos últimos dias do mês de abril de 1963, Angelo Giuseppe Roncalli já sentia as dores de um câncer incurável. Dia após dia, suas dores aumentavam e o futuro santo, com espírito de piedade, oferecia tudo pela Santa Igreja, como relatou em seu livro Diário da Alma: “O começo entre a união de alguma dor física ou moral minha e o maior êxito em frutos espirituais do meu ministério pela causa da Igreja nestes momentos de dúvida”.

Acesse
.: Biografia de João XXIII
.: Todas as matérias do especial canonização

Mesmo em meio à sua agonia, o Papa bom manteve-se em intensas atividades de seu vicariato. Faleceu no dia 3 de junho de 1963 às 19 horas e 40 minutos.

Multidões manifestaram seu luto pelo falecimento do Papa, inclusive diversas hierarquias cristãs como Judaísmo, Islamismo e Budismo. A ONU e o palácio primaz anglicano manifestaram seu pesar hasteando suas bandeiras a meia haste.

No 50º aniversário de morte do “Papa Bom”, em 3 de junho de 2013, uma peregrinação da diocese de Bérgamo foi ao Vaticano, e o bispo, Dom Francesco Beschi, presidiu a Missa na Basílica de São Pedro. Ao fim da Missa, Papa Francisco encontrou-se com os participantes da peregrinação e, em seu discurso, recordou a comoção de todo o mundo no dia da morte de João XXIII.

“Precisamente há cinquenta anos, nesta hora exata, o Beato João XXIII deixava este mundo. Quem, como eu, tem uma certa idade, mantém uma recordação viva da emoção que se difundiu em toda a parte naqueles dias: a praça de São Pedro tinha-se tornado um santuário ao ar livre, acolhendo dia e noite fiéis de todas as idades e condições sociais, em trepidação e oração pela saúde do Papa”, disse Francisco na ocasião (leia mais).

João XXIII foi sepultado na cripta da Basílica de São Pedro próximo ao túmulo de Pio XII.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo