Palavras do Papa

Francisco destaca santidade de João XXIII: dom para a Igreja

Santo Padre enviou uma mensagem à diocese italiana de Bérgamo por ocasião da canonização de João XXIII neste domingo, 27

Jéssica Marçal
Da Redação

santidade de joão XXIII

João XXIII, o Papa Bom, será canonizado neste domingo, 27, em cerimônia presidida pelo Papa Francisco

“Convido-vos a agradecerem ao Senhor pelo grande dom que a santidade de João XXIII foi para a Igreja”. Assim escreve o Papa Francisco aos fiéis da diocese de Bérgamo às vésperas da canonização do beato João XXIII, que será neste domingo, 27, juntamente com o beato João Paulo II.

Veja também
.: Papa envia videomensagem a poloneses por canonização de JPII
.: Íntegra da mensagem do Papa pela canonização de João XXIII

O Vaticano publicou a mensagem nesta sexta-feira, 25. Francisco diz que sabe o quanto os fiéis estimam o Papa Bom e o quanto ele queria bem a sua terra. Desde o dia da sua eleição ao papado, Bergamo e Sotto Il Monte, província da diocese, tornaram-se familiares mundialmente e são associadas ainda hoje ao rosto sorridente de João XXIII e à sua ternura de pai.

O Papa encoraja os fiéis a protegerem a memória do terreno no qual foi germinada a santidade de João XXIII. “Um terreno feito de profunda fé vivida no cotidiano; de famílias pobres, mas unidas pelo amor do Senhor; de comunidade capaz de partilha na simplicidade”.

Mesmo que hoje existam novos desafios para a missão da comunidade cristã, o Santo Padre ressalta que essa herança pode inspirar ainda hoje uma Igreja chamada a viver a doce e confortante alegria de evangelizar.

“A renovação desejada pelo Concílio Ecumênico Vaticano II abriu o caminho e é uma alegria especial que a canonização do Papa Roncalli aconteça juntamente àquela do beato João Paulo II, que levou tal renovação adiante no seu longo pontificado”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo