Famílias brasileiras tiveram a oportunidade de ouvir pregações, participar de missas e refletir sobre os valores da família
Por Rodrigo Luiz,
enviado especial à Filadélfia-EUA
Às vésperas da abertura do VIII Encontro Mundial das Famílias em Filadélfia, nos Estados Unidos, que começa nesta terça, 22, imigrantes brasileiros participaram de um retiro de casais. O encontro reuniu cerca de 80 pessoas na Casa de Retiro Santa Catarina Drexel, na Filadélfia.
Acesse
.: Cobertura completa sobre o Sínodo da Família
No encontro deste final de semana, famílias brasileiras tiveram a oportunidade de ouvir pregações, participar de missas e refletir sobre os valores da família como perdão, carinho e o amor conjugal. “O Papa Francisco tem ajudado as pessoas a compreenderem que é no encontro que de fato nós vivemos a experiência de conhecer, amar e servir a Deus”, afirma o pregador do encontro, padre Moacir Silva Arantes, assessor da Comissão Vida e Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
“É a primeira vez que participamos de um retiro para casais” diz emocionado o casal Francisco e Lucileia Almeida. Casados há 12 anos e pais de três filhas, eles são engajados na Comunidade dos Brasileiros de Filadélfia. Eles consideram que é preciso estar sempre disposto a crescer e aprender algo novo para ser exemplo para os filhos.
Entre os participantes, Marioli Leite Marques e Nilson de Assis Marques, que moram no país norte-americano há 16 anos e trabalham como fotógrafos e na confecção de joias finas. Além desses trabalhos, o casal se dedica à evangelização das famílias por meio da Pastoral Familiar e de atividades ligadas às Equipes de Nossa Senhora. Eles viajam por todas as cidades dos Estados Unidos para levar o Evangelho.
:.Leita também
:.VIII Encontro Mundial das Famílias tem quase 12 mil inscritos
:. Sínodo e Encontro Mundial das famílias em pauta no Vaticano
“Aquilo que recebemos de graça damos aos casais para que eles renovem neles o amor por meio de Cristo. Com Deus no meio da família, os valores permanecem e o relacionamento é duradouro”, destaca Marioli Marques.
Preparação para receber o Papa Francisco
Francisco chega em Filadélfia no sábado, 26, para o Encontro Mundial das Famílias. “Há muita expectativa e amor para receber o Santo padre. Será um grande impacto para a sociedade americana. Francisco está revolucionando os corações. Até quem não é cristão está interessado em conhecer esta grande pessoa que é o Papa. Estaremos unidos e seremos um só povo a recebê-lo”, completa Marioli.
Os imigrantes que vivem nos Estados Unidos somam mais de 45 milhões de pessoas. Eles aguardam um olhar especial do Papa em seus discursos. “Queremos sentir o olhar e a alegria do papa, ouvir o que ele vai falar para nós imigrantes que ele tanto ama”, revela o casal que trabalha com imigrantes brasileiros.
Encontro Mundial das Famílias
O tema da 8ª edição do evento é “O amor é a nossa missão: A família plenamente viva”. Desde a sua criação por São João Paulo II, em 1994, o Encontro Mundial das Famílias fortaleceu os laços sagrados das famílias a nível mundial. Patrocinado pelo Pontifício Conselho para a Família da Santa Sé, o Encontro Mundial das Famílias acontece a cada três anos e é o maior encontro católico de famílias do mundo