Festival das Famílias com o Papa inicia Encontro Mundial em Roma

Testemunhos sobre realidades da vida familiar marcaram a abertura do evento que também contou com um discurso de encorajamento do Papa Francisco 

Mauriceia Silva
Da Redação

Papa Francisco participou do Festival das Famílias na Sala Paulo VI / Foto: Joyce Silveira

O Festival das Famílias com o Papa Francisco marcou a abertura do X Encontro Mundial das Famílias nesta quarta-feira, 22. O evento, que segue até domingo, 26, conta com uma programação variada para atingir as famílias de todo o mundo como pediu o Papa Francisco. Em seu discurso, o Santo Padre encorajou a vida familiar, convidando as famílias a viverem com os olhos voltados para o céu.

Acesse
.: Notícias sobre o X Encontro Mundial das Famílias
.: Íntegra do discurso do Papa Francisco 

O Papa deu início ao seu discurso recordando os “acontecimentos que transtornaram as nossas vidas nos últimos tempos: primeiro, a pandemia e, agora, a guerra na Europa, que se juntou às outras guerras que afligem a família humana”.

Dirigindo-se às famílias presentes na Sala Paulo VI, e aos casais e famílias do mundo, convidou os participantes a tentarem caminhar juntos. “Juntos como esposos, juntos na sua família, juntos com as outras famílias, juntos com a Igreja”.

Francisco recordou a parábola do Bom Samaritano, que encontra pela estrada um homem ferido: aproxima-se dele, toma-o ao seu cuidado e ajuda-o a retomar o caminho. “Queria que a Igreja fosse isso para vocês: um bom samaritano que se aproxima de vocês e os ajuda a continuar seu caminho, os ajuda a dar ‘um passo a mais’, nem que seja pequeno”, disse o Papa.

O Papa retomou os testemunhos que foram dados pelas famílias, abordando a temática dos passos rumo ao matrimônio, “abraçar a cruz”, perdão, acolhimento e fraternidade. E ao final, recordou a missão que cada família tem a cumprir no mundo, convidando-as a refletir sobre tal missão. 

Por isso proponho-vos que ponhais a vós mesmos esta pergunta: Qual é a palavra que o Senhor quer dizer, com a nossa vida, às pessoas que encontramos? Qual “passo mais” pede hoje à nossa família? Colocai-vos à escuta. Deixai-vos transformar por Ele, para que também vós possais transformar o mundo e torná-lo “casa” para quem tem necessidade de ser acolhido, para quem precisa de encontrar Cristo e sentir-se amado. 

Abertura do encontro

O Encontro começou com o show do trio musical italiano “Il Volo”, composto por Ignazio Boschetto Piero Barone e Gianluca Ginoble. Também houve vários testemunhos de diversas realidades familiares. Tal partilha alcançou e emocionou famílias do mundo inteiro.

Os apresentadores falaram da importância dos patronos do Encontro, o casal de beatos Luigi e Maria Beltrame, bem como das suas relíquias estarem presentes no evento. O relicário ficará em exposição durante os dias do encontro na basílica de São Pedro e também na Sala Paulo VI.

O Papa Francisco foi recebido com aplausos no encontro, no qual estavam 120 países representando as famílias de várias partes mundo. O prefeito do órgão vaticano para os Leigos, a Família e a Vida, Cardeal Kevin Farrel, fez o discurso inicial de recepção do Sumo Pontífice. O cardeal afirmou que do ponto de vista da organização, decidiram se reunir novamente para viver as alegrias e as dificuldades de ser famílias.

“Cinco famílias que aceitaram o desafio de testemunhar diante do mundo, dentre elas temos uma família proveniente da Ucrânia e outra do Congo. Não são famílias perfeitas, mas famílias normais.”

 

Sala Paulo VI recebeu diversas famílias para o Festival das Famílias nesta quarta-feira, 22 / Foto: Joyce Silveira

Testemunhos

A família de Luigi e Serena foi a primeira a partilhar seus desafios da vida cotidiana. Eles falaram da dificuldade de ser pais hoje, mas olhar para o futuro se transforma numa bela oportunidade.

Outro casal que pôde partilhar sua experiência foram os pais da Serva de Deus Chiara Corbella,
Roberto e Maria Anselma. “Na nossa família tivemos momentos belos e outros menos belos. Desde aquele dia que dissemos sim. Nós construímos essa grande fortaleza”.

Paul e Germaine partilharam seu testemunho através do perdão. “Casamos de costume no tiro tradicional então a nossa vida matrimonial teve muitos altos e baixos. No ano passado, infidelidade, má gestão dos bens familiares. Depois disso, eu queria sair e ir embora. Deixar a casa para ir morar com a minha irmã. Sozinho com nossos três filhos grandes, a minha vida tornou-se insuportável.”

Paul afirmou que se sentiu perdido, mas o Senhor sempre presente e salvou seu casamento. “Santificação de casais e famílias. O Senhor tocou também o coração da Germania e ela aceitou a ajuda da comunidade. A nossa vida em conjunto nos deu a força para enfrentarmos esse caminho. Pedimos perdão aos nossos filhos. E nos ajudou a renovar publicamente os nossos votos de casamento. Desde então, o perdão tem produzido frutos em nossas vidas, obrigada.”

Família lugar de acolhida, foi com essa temática que Iryna e Sofia, mãe e filha que vieram da Ucrânia e foram acolhidas pela família de Pietro e Erika, partilharam os últimos acontecimentos de suas vidas. “A fé no Senhor nos inspirou a viver o acolhimento, Deus nos ajudou muito em nossa história, nos sentimos acolhidos e amados.”, testemunharam Pietro e Erika

Por fim Zakia, trouxe um emocionante testemunho de fé: “Eu sou a mãe de três esplêndidas crianças, meu marido já não está entre nós. Ele foi assassinado enquanto estava apresentando um projeto”. Segundo Zakia, foi uma honra contar esta grande história de amor diante do Papa Francisco.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo