Famílias estarão com o Papa no Jubileu de 2025

“Jubileu das Famílias” será parte integrante do Jubileu de 2025, anunciou hoje o cardeal Farrell

Da Redação, com Vatican News

O Jubileu de 2025 será especial para as famílias. Como parte integrante desse grande evento da Igreja, haverá o “Jubileu das Famílias”, conforme anunciado neste sábado, 25, pelo prefeito do órgão vaticano para os Leigos, a Família e a Vida, Cardeal Kevin Farrell.

O anúncio foi ao final da Missa da Família por ele presidida na Praça São Pedro, na presença do Papa Francisco. Já o XI Encontro Mundial das Famílias será realizado em 2028, em local ainda a ser definido.

“Tenho o prazer de anunciar que o próximo encontro das famílias com o Papa Francisco será o “Jubileu das Famílias”, a ser celebrado aqui em Roma como parte do Jubileu de 2025, enquanto o XI Encontro Mundial das Famílias será realizado em 2028”.

O agradecimento ao Papa

Veja, abaixo, as palavras de agradecimento do cardeal ao Santo Padre ao final da celebração conclusiva do X Encontro Mundial das Famílias:

“Santo Padre, em nome de todas as famílias presentes nesta praça e coligadas conosco de todas as partes do mundo, gostaria de lhe agradecer do fundo do coração por tornar possível este Décimo Encontro Mundial das Famílias, com o qual se encerra o Ano da Família Amoris laetitia, que o senhor mesmo anunciou em 19 de março de 2021.

Um ano que deu novo impulso à pastoral familiar nas dioceses de todo o mundo: em todos os lugares, Santo Padre, bispos, sacerdotes e leigos trabalharam com entusiasmo e dedicação para escutar as necessidades concretas das famílias e rever metodologias e conteúdos do trabalho pastoral. Há agora uma necessidade urgente de um compromisso renovado, no qual pastores e famílias bem formados saibam trabalhar juntos para serem mais eficazes na tarefa de acompanhar crianças, jovens, cônjuges e famílias inteiras nos desafios morais e espirituais das sociedades de hoje. Servem corresponsabilidade e uma concreta e efetiva comunhão eclesial.

Em particular, Santo Padre, gostaria de lhe agradecer pela ajuda, interesse e proximidade que demonstrou às famílias através de atos concretos de seu pontificado, como os dois Sínodos sobre a família, dos quais nasceu a Exortação Apostólica Amoris Laetitia, o rico magistério pastoral que nos deu no ciclo de catequese sobre a família, os muitos pronunciamentos em defesa da vida e suas sábias palavras para nos ajudar a redescobrir o papel dos avós nas famílias, instituindo também um especial Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. Em particular, agradeço-lhe pelos verdadeiros “dons” que o senhor fez a todas as famílias neste Ano dedicado a elas: a Carta aos Cônjuges, o recente documento sobre os Itinerários Catecumenais para a vida matrimonial, os comoventes 10 Vídeos Amoris Laetitia sobre a família e o ciclo de Catequese sobre a velhice que o senhor está desenvolvendo, com o qual volta ao tema dos idosos. Agradecemos Vossa Santidade por todo este trabalho de apoio às famílias, que cada vez mais sentem seu afeto como pai e sentem que o senhor bem compreende seus desafios e problemas.

O Dicastério está trabalhando em conjunto com as Conferências Episcopais e Dioceses para ajudá-las a responder ao seu chamado para evangelizar as famílias e para evangelizar com as famílias.

Ainda há muito trabalho a ser feito, mas depois deste encontro com o senhor, Santo Padre, há, no nosso coração, confiança e um renovado entusiasmo. As famílias, com sua vocação específica à santidade, são verdadeiramente o rosto mais belo da Igreja e podem contribuir de maneira única para evangelizar o mundo com sua capacidade de dar testemunho de amor, fortaleza nas dificuldades e a perseverança no abandono confiante a Deus.

Também tenho o prazer de anunciar que o próximo encontro das famílias com o Papa Francisco será o “Jubileu das Famílias”, a ser celebrado aqui em Roma como parte do Jubileu de 2025, enquanto o XI Encontro Mundial das Famílias será realizado em 2028.

Rezemos, de agora em diante, para que estes também sejam grandes eventos de graça que toquem os corações de milhares de famílias. Obrigado, Santo Padre, por sua proximidade e dedicação às famílias. Com amor filial, rezamos diariamente pelo senhor e pela sua missão.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo