2 anos de Francisco:“pastor que se preocupa com ovelha ferida”

Padre Roger Araújo analisa a trajetória de Francisco nesses dois anos à frente da Igreja destacando dois aspectos: a ternura e o vigor

Padre Roger Araújo
Jornalista e membro da Comunidade Canção Nova

Dois anos de pontificado do Papa Francisco

Franciscocompleta dois anos de pontificado; proximidade ao povo é uma de suas marcas / Foto: Montagem - Arquivo CN

Francisco completa dois anos de pontificado; proximidade ao povo é uma de suas marcas / Foto: Montagem – Arquivo CN

Praça de São Pedro lotada e uma chuva se misturava a uma fumaça meio branca meio cinzenta. Há 2 anos, quando apareceu na janela da Basílica da São Pedro como o novo pontífice do Igreja Católica, o cardeal Argentino Jorge Mario Bergolio era uma surpresa para alguns e uma incógnita para outros. A novidade não era só pela procedência (primeiro papa do continente americano), mas o próprio nome que escolheu para si. Francisco, repleto de significados devido à sua importância num dos períodos mais críticos da história da Igreja. O pobrezinho de Assis reconstruiu a Igreja do seu tempo e agora o Novo Francisco é chamado a reconstruir a Igreja começando pela cabeça da mesma.

Em 2 anos de pontificado, Francisco tem sido uma síntese do Ternura e do Vigor que a Igreja dos nossos tempos precisa. Ele não tem medido esforços para buscar as reformas de que a Igreja necessita para ser cada vez mais fiel na sua missão de Evangelizar. Assumiu a Reforma da Cúria Romana, como uma das prioridades do seu trabalho. A Reforma começou pela sua própria vida. Abriu mão de privilégios e direitos e tem procurado uma vida mais austera e simples na qualidade de líder máximo da Igreja. Abriu mão dos seus aposentos para ir viver no Santa Marta com outros cardeais. Pediu rigor nas contas e gastos do Vaticano e total transparência na vida financeira da mesma. Não passou a mão na cabeça nos erros e falhas que a instituição tenha cometido e decretou tolerância zero em relação à pratica de pedofilia por parte de qualquer um dos seus membros.

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Francisco não tem focado seu ministério em viagens apostólicas, mas as poucas que fez foi repleta de significados e de esperança. A primeira delas foi por ocasião da Jornada Mundial da Juventude aqui no Brasil, com poucos meses à frente da Igreja. Ele foi ao encontro do povo, dos jovens e dos mais sofridos. Ofereceu colo, afeto e a força do dialogo a todas as esferas da sociedade. Sua presença na Coreia do Sul e também nas Filipinas foi festiva e ao mesmo tempo sinal de um novo tempo para a Igreja no continente Asiático. Francisco foi à Terra Santa, como continuação do gesto que fez os seus predecessores, porém, mais do que focar sua viagem no fato de estar nos “lugares santos”, ele buscou ser uma ponte para o diálogo tenso entre palestinos e israelenses e mostrou que a maior força da fé cristã é a promoção da pessoa humana e a paz entre os povos.

Líderes de todos os continentes já foram ao encontro do Papa Francisco. Ele tem sido um símbolo e uma força para a superação de conflitos históricos para a humanidade. Sua mediação foi fundamental para a aproximação entre EUA e Cuba e sobretudo para a retirada do embargo que havia de um país sobre o outro, após décadas sem nenhum diálogo ou aproximação. No Parlamento Europeu, ele foi a voz dos países mais pobres e a presença de comunhão e solidariedade entre as nações.

No papel de líder da maior religião em números demográficos, a evangelização tem sido o carro-chefe de sua missão. Francisco não promove o sectarismo e nem a exaltação da doutrina e da moral católica como o bem maior da Igreja. Francisco se preocupa com a pessoa humana. Com sua dignidade e com seus valores e combate toda e qualquer forma de cultura política, econômica ou religiosa que não privilegie o ser humano e a sua dignidade. Ele não veio para mudar uma vírgula da doutrina católica. Mas questiona os métodos e os meios de aplicação da mesma para os tempos de hoje. Sua atuação pastoral revela um Papa pastor que se preocupa com a ovelha machucada e excluída. Seu maior desafio não é promover a Igreja, mas promover os valores cristãos para uma sociedade secularizada e muitas vezes indiferente e machucada com as religiões.

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