Encerrando o mês missionário, a série Sementes de Esperança mostra, hoje, a presença da Canção Nova em meio aos desafios na Terra Santa e o testemunho de fé que brota naquela região.
Reportagem de George Jaraiseh e Cristiane Monteiro
Imagens de Christian Media Center
A Comunidade Canção Nova celebrou o 20º aniversário de sua missão na Terra Santa. Nestes anos tem levado a voz e a mensagem da terra do Quinto Evangelho às nações através da colaboração com a custódia da Terra Santa.
Cristiano Assunção foi enviado em missão em 2007 para coordenar o projeto multimedial que estava nascendo. “Como membros da Canção Nova, podemos compartilhar nossas inspirações, mas vivemos acima de tudo a obediência. Então, quando o padre Jonas me pediu que viesse, eu disse: ‘OK, estou dentro, não importa qual seja o desafio’”, lembrou o coordenador da Missão Canção Nova , responsável pelo CMC, Cristiano Assunção.
Movidos pelo Espírito Santo e colocando os dons à disposição da vontade de Deus, com o objetivo de anunciar o Evangelho e compartilhar da experiência deste santo lugar, o serviço de comunicação foi crescendo e foi tomando forma ao longo dos anos. “Começamos pequenos fazendo reportagens e programas em português, em italiano, em árabe. Hoje temos mais de seis canais católicos, cristãos, que divulgam a Terra Santa, porque não somos uma emissora de TV, mas podemos criar conteúdos. A Terra Santa é um lugar muito rico, tanto humano como espiritualmente, para criar esses conteúdos. Temos os lugares sagrados, temos o povo, as pedras vivas, que são os cristãos locais”, situou ele.
Em tempo de grandes desafios, como foi a pandemia, a guerra entre Gaza e Israel, o Christian Media Center continuou sua missão. Se as pessoas não podiam vir como peregrinos, a Terra Santa ia até elas com o dom deste canal de evangelização.
Hoje, os missionários que se encontram em Nazaré e Jerusalém interagem e compartilham a missão com uma equipe internacional de profissionais da comunicação que juntos difundem a Terra Santa no mundo inteiro através de notícias, documentários especiais e transmissões das sagradas liturgias e outras programações dos lugares santos.
“Minha experiência com a comunidade é muito boa. Conheci também o Monsenhor Jonas Abib, uma pessoa maravilhosa que mesmo tendo uma grande responsabilidade vem até nós com amor e simplicidade”, relembrou o cinegrafista e editor, Jonhy Michel.
Miriam Bianchi é italiana e conhece a Canção Nova há mais de 13 anos. Ela se lembra dos primeiros missionários enviados, Didi, Dimas, Cristiane Henrique, Célia, Danusa, Danúbia e tantos outros que passaram por aqui deixando sua marca e também lindas memórias em seu coração.
“A missão deles na Terra Santa comporta grandes desafios, mas é uma missão que a Terra Santa precisa. estão aqui para levar a mensagem da Terra Santa, que não é apenas negativa, mas sim positiva, e a voz dos poucos cristãos que permanecem, que precisam da sua voz, da nossa voz, para ir além das fronteiras e para o mundo”, ressaltou Mirian Bianchi.
“Temos a felicidade de trabalhar com a comunidade Canção Nova aqui no Christian Media Center por vários motivos. Primeiro, no plano humano, nossas relações com os colaboradores e colegas são marcadas por grande respeito e extraordinária estima mútua. Além disso, do ponto de vista profissional, eles possuem um altíssimo nível de competência, sem esquecer que também são pessoas consagradas. Por isso, posso afirmar com segurança que a Comunidade Canção Nova é a organização certa no lugar certo”, confirmou o jornalista árabe, Francis Shoufani.




