Terceiro dia do acampamento

Hosana Brasil: sábado começa com rosário, oração da barca e pregações

Missionária da Comunidade Canção Nova, Luciane Ida, foi recordada em orações do acampamento; Márcio Mendes e Irmã Maria Raquel pregaram no período da manhã

Julia Beck, com colaboração de Thiago Coutinho 
Da Redação

Manhã de sábado, 13, do acampamento Hosana Brasil 2025/ Fotos: Daniel Xavier

O sábado, 13, do Hosana Brasil teve início ainda na madrugada, marcado por um profundo momento de oração: o Rosário, conduzido pelo carmelita Mensageiro do Espírito Santo, frei Gilson da Silva Pupo Azevedo; pelo missionário da Canção Nova, padre Adriano Zandoná; e pelas religiosas do Instituto Hesed, Irmã Maria Raquel e Irmã Maria Joana.

Entre as intenções apresentadas durante o Rosário esteve a alma da missionária da Comunidade Canção Nova, Luciane Ida, que faleceu nesta sexta-feira, 12, às 23h58, aos 50 anos, em decorrência de um choque séptico. Ela enfrentava, havia cerca de três anos, um câncer no peritônio.

A partida de Luciane também foi recordada pela cofundadora da Canção Nova, Luzia Santiago, no início da tradicional Oração da Barca, realizada após a entrada das bandeiras no Centro de Evangelização. Em sua reflexão, Luzia destacou que, mesmo diante das provações, o cristão é chamado a perseverar na fé.

“A Luciane Ida deu testemunho de vida (…). No dia em que o padre Jonas faleceu, Luciane recebeu a notícia do câncer (…). Ela não foi vencida. Pregava, rezava, trabalhava no Centro Médico Padre Pio. Não se deixou abater, e ontem entregou sua alma a Deus, partindo para a eternidade. Ela e seu esposo não foram vencidos, pois cremos na ressurreição dos mortos e na vida eterna. A vitória sobre o mundo é a nossa fé; a fé vence todas as tribulações. É por isso que estamos cantando: Hosana Brasil”, afirmou.

Ao final, Luzia convidou os fiéis a pedir perdão pelas vezes em que, ao longo do ano, não confiaram plenamente em Deus, e a testemunhar que Cristo vence a morte e a dor. “Nada poderá nos afastar de Deus”, evocou. A cofundadora da Canção Nova também pediu que o Senhor acolhesse o louvor e a ação de graças de todos os que se dispuseram a proclamar o “Hosana”. Além de Luzia Santiago, os missionários Rubens Sabino, Tânia Sabino, Salete Ferreira, Rogeria Moreira, Pitter Di Laura e Juliana Moraes conduziram o momento com orações e cânticos.

Jesus é o verdadeiro tesouro

Na primeira pregação do dia, o missionário da Canção Nova, Márcio Mendes, exortou os fiéis a não se deixarem dominar pela angústia diante do futuro, recordando que “temos um Pai do céu que sabe tudo de que precisamos”. Em seguida, refletiu sobre a conversão de Zaqueu, figura bíblica marcada pelo apego às riquezas e pela injustiça, cuja vida foi transformada a partir do encontro com Jesus.

Segundo o missionário, a mudança acontece quando Cristo toma a iniciativa e vai ao encontro da pessoa. “Às vezes, pensamos que viemos ao encontro de Jesus, mas foi Ele quem nos trouxe até aqui”, afirmou. Mendes destacou ainda que Jesus deseja entrar na “casa” de cada um para libertar e restaurar, oferecendo a alegria de pertencer a Deus e de viver a justiça e a generosidade.

Por fim, ressaltou que o ser humano não foi feito para se satisfazer apenas com os bens deste mundo. O verdadeiro tesouro, afirmou, é Deus, seguido da vida, da saúde e da família. “O dinheiro não é um tesouro; quando Zaqueu tirou os olhos dele, descobriu o verdadeiro tesouro que tinha em casa.”

É preciso rezar sem cessar

Irmã Maria Raquel deu continuidade às pregações na manhã do Hosana Brasil, destacando a perseverança de São José e a importância de não desistir. Segundo a religiosa, o evento é uma celebração das vitórias concedidas por Deus e do testemunho de uma multidão que permanece firme apesar das dificuldades.

Ao refletir sobre Judas, afirmou que seu maior erro não foi a traição, mas a desistência, ao contrário de Pedro, que amadureceu ao reconhecer sua dependência de Jesus. “Se Judas não tivesse desistido, poderia ter alcançado a santidade”, ponderou.

A religiosa também abordou o sentido da oração, ressaltando que ela não pode se limitar a momentos pontuais, mas deve ser vivida com constância. Para Irmã Maria Raquel, orar é relacionamento com Deus vivo, fonte de intimidade, presença e vitória espiritual. “É preciso rezar sempre e fazer do encontro diário com Deus uma prioridade”, concluiu.

Restante da programação do dia

No período da tarde, às 14h, está prevista a pregação com frei Gilson. Em seguida, às 16h, será celebrada a Santa Missa, presidida pelo padre Adriano Zandoná. As atividades paralelas da noite contarão com Pitter Di Laura e o padre Adriano Zandoná.

Por fim, os fiéis poderão participar do show Hosana Brasil, às 21h, e da Adoração ao Santíssimo Sacramento, às 23h.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo
Skip to content