O terceiro dia do Acampamento PHN contou com a pregação do diácono Renné Viana, que falou sobre a necessidade de reconhecer Jesus como o Senhor da vida
Thiago Coutinho
Da redação

Diácono Renné Viana durante pregação sobre o Senhorio de Jesus / Foto: Bruno Marques
Nesta quinta-feira, 11, o Acampamento PHN, em seu terceiro dia, recebeu o diácono Renné Viana, missionário da Comunidade Canção Nova. Renné reforçou aos jovens o quão importante é manter a fé no Senhor. “Independente de você acreditar ou não, Ele é. Por isso a conversa aqui, nesta tarde, não é sobre se o Senhor é ou não é. Não estou aqui para discutir isso. Não tem melindre nessa história. Nossa conversa aqui é sobre se Ele é o teu Senhor ou não”, indagou.
É preciso, segundo o diácono, não temer as palavras duras. “Estamos num mundo em que qualquer palavra dura é contra o Evangelho. E não é. Esta palavra pode ser dura para muitas pessoas, mas não pode ser para mim e você, que caminhamos na estrada de Nosso Senhor Jesus Cristo”, observou.
Voltando-se à Bíblia e citando Romanos, na Carta de São Paulo, o diácono recordou a passagem em que o apóstolo escreveu à comunidade que lhe era muito cara, mas lhe rendeu alguns problemas. “Preste atenção no que a Palavra proclama aqui: escuta o que ela tem a dizer e veja o que vivemos no mundo hoje”, afirmou.
Acesse
.: Todas as notícias sobre o Acampamento PHN 2025
Nesta passagem, a ira de Deus se manifesta do Céu contra toda impiedade e injustiça dos homens. “O mundo tem dificuldade de olhar para o Senhor e reconhecer que Ele é o nosso Senhor. Você tem a missão de mostrar para o mundo que Jesus Cristo é o Senhor, mas também o Senhor da sua vida. Por isso Ele muda sua história e seu coração”, ponderou.
“Se você é capaz de dizer que Jesus Cristo é seu Senhor”, prosseguiu o diácono Renné, “estamos dizendo que diante de qualquer um de nós, Ele é o nosso Senhor. Estamos diante de uma cultura em que as pessoas são chamadas a passar a perna umas nas outras para serem senhoras umas das outras, porque não têm coragem de se submeterem a quem estão vendo e tem autoridade sobre elas. Como, então, você terá coragem de se submeter a Nosso Senhor, a quem não vê?”, questionou.

Fiéis acompanham pregação do diácono Renné Viana no Centro de Evangelização / Foto: Bruno Marques
Jesus Cristo é o Senhor
A verdade, para o diácono, está diante dos olhos de todos. “É por isso que os santos falavam tanto de um processo de iluminação de nossas almas e nossas consciências”, afirmou. “Santo Agostinho dizia que nossa inteligência precisa ser iluminada. Contemplar os mistérios da vida de Cristo”, aconselhou.
Perseverar no caminho de Jesus Cristo, observou o diácono, não é fácil. “Quando o nosso Senhor pede uma mudança em nossas vidas radical, aí Ele não é ‘tão bonzinho assim’. Tá assim de gente que está em nossas paróquias que, na hora de viver a santidade, foge. Desculpe de dizer isso, mas há muitos que vêm ao PHN, mas são covardes. Muitos ainda vivem no oba-oba”, lamentou.
A seguir, o diácono citou um trecho do Evangelho de Mateus (24,9). Nesta passagem, a Palavra fala sobre a perseguição e o ódio a que os seguidores de Jesus Cristos são submetidos. “A caridade, no coração de muitas pessoas, vai esfriar nos tempos finais. Eles se fecharão. E isso é o que acontece com algumas pessoas, que vivem dentro da Igreja, mas vivem como se Ele não ditasse nada. Jovem, cuidado com isso! O fogo que está se acendendo aqui no PHN não pode ser um fogo de palha”, ponderou.
Acampamento PHN
A programação da 27ª edição do Acampamento PHN segue nesta sexta-feira com a missa celebrada por Padre Roger Luís e shows com Flávio Victor, Amor e Adoração e Colo de Deus.
Para conferir a agenda completa do Acampamento PHN, clique aqui.