Especial 30 anos

Conteúdo Digital da Canção Nova: tecnologia e fé para evangelizar

Missionários refletem sobre o departamento de Conteúdo Digital, criado para organizar as ações da Canção Nova na internet com autenticidade, verdade, beleza e fé

Julia Beck
Da Redação

Fotos: Arquivo Canção Nova/ Canva

Em 2021, a criação da Gerência de Conteúdo Digital dentro do Sistema Canção Nova de Comunicação foi um importante passo organizacional para a atuação da Canção Nova na internet. Hoje gerenciado pelo missionário da Canção Nova Douglas Fernandes e assessorado pelo também missionário Guilherme Ignácio Cardoso Christovão, o departamento inicialmente foi conduzido pelo missionário Marcelo Chaves.

Acesse
.: Especial 30 anos de Canção Nova na Internet 

Marcelo Chaves /Foto: Arquivo Pessoal

Marcelo Chaves, gerente do conteúdo digital da plataforma CN Plus / Foto arquivo pessoal

“No início, era apenas eu e o Flávio Crepaldi (atual gerente do CN Plus – plataforma de streaming da Canção Nova). Foram longas e boas reuniões para identificar e mapear o que tínhamos como conteúdo digital. O desafio era imenso. O primeiro ano foi, praticamente, uma estruturação de todo o montante digital que já existia: missão, valores, aplicabilidades, qualidades, melhorias e até mesmo desligamentos”, recorda Chaves.

Após essa identificação e estruturação, o missionário afirma que o Conteúdo Digital já tinha um corpo e faziam parte dele o Portal Canção Nova, as Redes Sociais do Sistema e do Santuário do Pai das Misericórdias, além dos Canais do Youtube com seus conteúdos e transmissões. Logo depois, a Gravadora Canção Nova e seu acervo musical foram incorporados ao departamento.

Desafios

As muitas novidades e atualizações dos meios digitais foram os principais desafios enfrentados pela evangelização da Canção Nova na internet, ressalta Marcelo. “Acompanhar essa evolução, conhecer nosso público e suas necessidades, melhorar nossos conteúdos, entregar uma evangelização que pudesse estar sempre mais perto do coração das pessoas. A cada novo dia, era muita oração e inspiração”, disse o antigo gerente do Conteúdo Digital.

 “O desafio que temos hoje é a constante e necessária adaptação da mensagem do Evangelho para o meio digital; e com tantas e tão rápidas mudanças, é preciso atualizar-se constantemente para se manter relevante. Não dá para fazer somente crossmedia (reproduzir a mesma programação por outro meio de comunicação) e achar que está evangelizando. É preciso ir além, trata-se de uma nova linguagem, que muda constantemente e precisa se reconfigurar nos mais diversos aplicativos e redes sociais que surgem”, aponta a gerente do Sistema Canção Nova de Comunicação, Adriana Pereira.

Guilherme Christovao /Foto: Arquivo Pessoal

Guilherme destaca que os desafios são iguais às oportunidades. O atual assessor do departamento frisa algumas dessas oportunidades: novos públicos, novas faixa etárias, formas mais criativas e cheias do amor e do poder de Deus a serem entregues de maneira cada vez mais personalizadas, engajamento de tribos (ou nichos), colaboração com o crescimento e formação de católicos em diversos níveis, países e línguas, como usar as novas tecnologias e redes sociais.

“O principal desafio é ouvir a direção do Espírito Santo para entender o que continuar, como continuar; o que mudar; como as novidades que aparecem se alinham com nosso carisma e com o Evangelho”, sintetizou o missionário. Por fim, ele reafirma a grande motivação do departamento: “pescar almas para Deus em um vasto oceano que ainda há muito a ser desbravado”. “Sinto que Deus tem ainda mais para a Canção Nova — especialmente por meio da internet”, ressalta Guilherme.

Missão

“A missão essencial do departamento é a mesma da Canção Nova: levar as pessoas ao encontro pessoal com Jesus pelo poder no Espírito Santo”, destaca Guilherme. Ele explica que o Conteúdo Digital busca unir o carisma da comunidade à linguagem e às dinâmicas próprias do meio digital – que vive em constante mudança, sempre cercado de muitas novidades. “Buscamos honrar os perfis e canais que foram criados e, ao mesmo tempo, entregar a eles o dinamismo próprio da atualidade”, complementa.

Na era da internet, Adriana reforça que o departamento de Conteúdo Digital é estratégico para garantir que a mensagem de Jesus Cristo se mantenha relevante e impactante. “É preciso acreditar no novo, é preciso aceitar o desafio de usar um meio novo, uma linguagem nova, sem esvaziar a riqueza do Evangelho, sem banalizar a força e o poder do Espírito, descobrindo como se posicionar em cada nova mídia”, afirma.

Diante da exortação do magistério da Igreja, a gerente geral do Sistema Canção Nova de Comunicação salienta que a missão da Comunidade Canção Nova no meio digital, nestes 30 anos, precisa ser cada vez mais robustecida, a fim de cumprir, de forma plena e contínua, a missão que lhe foi dada.

“Mesmo tendo chegado à maturidade, precisamos seguir em frente com autenticidade, verdade, beleza e fé, em unidade com a missão da Igreja”, reitera.

Evolução

Adriana Pereira /Foto: Caminhando com Maria

Adriana lembra que o Portal Canção Nova é referência para outras mídias digitais religiosas e seculares. “Diversas foram as iniciativas que tornaram a presença digital da Canção Nova bem-sucedida”, sublinha.

Durante e após a pandemia, houve uma grande evolução do departamento, conta Chaves – que, na época, ainda era o gerente do Conteúdo Digital. “As redes sociais e os canais digitais deram um salto gigantesco na entrega de conteúdos, e percebemos que, dentro deste universo, existia uma possibilidade maravilhosa de evangelização, pois a Canção Nova já tinha participação nesses meios, porém faltava organização e uniformidade”.

“O departamento nasceu com o objetivo de suprir necessidades e focar nessa evangelização pelos meios digitais”, confirma o missionário. Foi por meio da produção de conteúdos específicos — fortalecendo o que já existia e organizando ideias e pensamentos — que Marcelo acredita ter sido possível à comunidade anunciar Jesus e Sua Boa-Nova nesse novo universo. Tudo isso, sempre guiados pelo carisma e pela missão da comunidade, mesmo em tempos difíceis para a humanidade.

Frutos

Para Marcelo, o principal fruto do departamento de Conteúdo Digital é a sua consolidação no universo digital. “Os alcances e engajamentos observados hoje (redes sociais, Portal Canção Nova, Youtube, Música Canção Nova) são sinônimos de uma evangelização acertada e crescente. São almas tocadas através de um conteúdo rezado, planejado e preparado para eles. São números que não existiam e hoje somam à missão evangelizadora da Canção Nova”, afirma.

Outro fruto concreto, segundo o missionário, foi a criação da plataforma de streaming CN Plus, desenvolvida para reunir e disponibilizar o acervo da TV Canção Nova, as produções diárias atualizadas, as sintonias da Rádio Canção Nova, além de conteúdos exclusivos e diversas transmissões.

Antes mesmo de tornar-se membro, Guilherme indica que foi por meio do Portal Canção Nova que conheceu a comunidade. “Lembro de esperar dar a hora de entrar na internet para acessar o conteúdo da Canção Nova. Era meu alimento espiritual. Lembro-me do dia em que li, no site, sobre o vocacional da comunidade em 2005. Ali, explicava o que era o carisma Canção Nova. Lembro até mesmo das fotos dessa página”, conta.

Desse modo, o atual assessor do departamento de Conteúdo Digital exemplifica que ele é um dos frutos do trabalho de evangelização da Canção Nova na internet. “Foi um encontro decisivo com Deus na minha vida, e mudou toda a minha rota. Fazer parte desses 30 anos é louvar a Deus pelos seus feitos, inclusive em mim”.

Hoje, olhar para o departamento que ajudou a estruturar e para esses 30 anos da Canção Nova na internet desperta em Marcelo gratidão por ter colaborado com esse trabalho que ele definiu como uma “companhia de pesca”. “Aqui [na Comunidade Canção Nova] entendemos que ninguém é bom sozinho”, frisa.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo