Presença radiofônica fundada por Monsenhor Jonas Abib é realidade em quatro das cinco regiões do país
Reportagem de Emerson Tersigni
Canção Nova Notícias
![](https://img.cancaonova.com/cnimages/canais/uploads/sites/11/2025/02/Imagem2025-02-13-18h11m37s862.jpg)
Foto: Reprodução TV Canção Nova
A quinta-feira, 13, foi marcada pela celebração do Dia Mundial do Rádio. O veículo, há décadas, permite experiências diversas aos ouvintes, desde a expectativa em ouvir músicas que marcaram época, até o consumo de informações jornalísticas. No campo da evangelização, destaca-se a missão da Canção Nova no processo de anúncio da palavra de Deus por este tradicional meio de comunicação.
Em 1980, Padre Jonas Abib realizava o sonho de potencializar o trabalho missionário exercido em Cachoeira Paulista e cidades vizinhas com a aquisição de uma rádio. De acordo com os registros históricos da emissora, a então Rádio Bandeirantes AM de Cachoeira Paulista passou a se chamar “Rádio Canção Nova, a Rádio do Senhor”, operando com um quilo de potência.
“Quantas vezes eu já me encontrei com pessoas que falaram assim: ‘nossa, você é pequenininha’ […] percebemos que trabalhamos com o imaginário da pessoa. Por que eu digo isso? Quando também vamos trabalhando a oração, quando vamos conduzindo as pessoas a um encontro com Deus, nós também fazemos com que ela viva a experiência com Deus”, afirmou Flávia Soares, missionária da Comunidade Canção Nova e locutora em Cachoeira Paulista, matriz da Rede Canção Nova de Rádio.
Espalhar o amor pelo ar é uma missão que exige criatividade. Daniel Gonçalves, jornalista da Rádio Canção Nova na cidade-sede da Canção Nova, vivencia diariamente este desafio como profissional do Reino. “É com muita satisfação que a gente faz este trabalho diário de colher informação, apurar informação, mas com essa missão de evangelizar através da rádio e do nosso jornalismo”, disse.
Expansão
Do frio de Curitiba à correria da maior metrópole latino-americana: a evangelização não pode parar. É com este propósito que a presença da Rádio Canção Nova se dá em quatro das cinco regiões brasileiras. Há 18 anos, em São Paulo, a Rádio América AM 780 integra o Sistema Canção Nova de Comunicação.
“Numa cidade como São Paulo, onde nós temos tantos desafios econômicos, populacionais, trânsito, estresse, e você sintonizar numa emissora onde tem uma palavra que direciona sua vida, tem um consolo, tem um testemunho, uma canção que te eleva e te aproxima de Deus? É uma contribuição maravilhosa que muitos testemunhos atestam isso: a Rádio América faz parte da espiritualidade do povo paulista”, explicou Dijanira Castro, missionária e locutora.
Para Fabiana Sá, jornalista da Rádio Canção Nova na capital paranaense, exercer o profissionalismo a serviço da vida e da esperança está intrínseco com a colocação do Papa Francisco no Jubileu dos Comunicadores, em Roma, que define a missão do jornalista como ‘peculiar’. “Contando com a graça de Deus e a sabedoria do Espírito Santo para que a gente possa cumprir nossa missão e corresponder ao nosso chamado e a nossa vocação a qual Deus nos confiou”.
A realização profissional passa, antes, pela adesão ao projeto de Cristo a cada um de seus filhos. “Estar na Canção Nova e na Rádio Canção Nova é desenvolver a minha vocação junto com minha missão. De ser diferente, de trazer algo novo para nossos ouvintes. E a rádio nos permite isso”, recordou Vanessa Oliveira, jornalista da Rádio Canção Nova em São José dos Campos, interior paulista.
Para ouvir a Rádio Canção Nova, basta acessar seu site e escolher a cidade de preferência. Também é possível acompanhar a programação evangelizadora na frequência mais próxima de seu município. Em Cachoeira Paulista/SP, basta sintonizar 89.1 ou 96.3 FM.