2023 - 2025

Com número expressivo de público e conteúdo, CN Plus completa 2 anos

Plataforma de streaming trouxe dinamicidade e liberdade para os telespectadores da TV Canção Nova; gratuidade do serviço segue sendo um grande diferencial

Julia Beck
Da Redação

Foto: Canva

Há 2 anos, a Canção Nova lançava a sua plataforma de streaming: o CN Plus. De lá para cá, os cerca de 1,7 mil conteúdos inicialmente disponibilizados tornaram-se mais de 11 mil, e o número de cadastros alcançou a expressiva marca de 260 mil usuários. O gerente da plataforma, Flavio Crepaldi, afirma que esses números se tornam ainda mais impactantes quando se leva em consideração o fato de a média de vídeos que compõe o acervo das grandes plataformas de streaming no Brasil ser de 4 a 6 mil; e o Youtube (maior provedor de vídeos) celebrar os canais que atingem a marca de 100 mil seguidores.

Flávio Crepaldi /Foto: Arquivo Pessoal

“O CN Plus veio preencher algumas lacunas importantes na evangelização da Canção Nova”, conta Crepaldi. Além do serviço disponibilizar um conjunto riquíssimo de documentários, programas, pregações e eventos que não estavam acessíveis para todos, ele afirma que a plataforma também possibilitou uma organização sistemática do conteúdo de grandes evangelizadores que faleceram, como Padre Léo, Padre Rufus e o próprio Padre Jonas Abib – fundador da Comunidade Canção Nova.

O gerente do CN Plus afirma que esse provedor de mídia também trouxe uma dinamicidade e liberdade para o usuário escolher seus próprios conteúdos e possibilitou a realização de inúmeras transmissões simultâneas. “Hoje, através do CN Plus, é possível acompanhar uma viagem do Papa na íntegra, um grande evento no exterior e um acampamento de oração em Cachoeira Paulista em tempo real, na tela do celular ou na Smart TV”, complementa.

Surgimento

O missionário da Canção Nova Marcelo Chaves, assim como Crepaldi, fez parte da equipe que pensou, criou e lançou o CN Plus. Ele aponta que o aumento gigantesco do consumo de conteúdos por streaming na pandemia foi relevante para o nascimento do projeto.

“Diante desse movimento mundial e bem perceptível no nosso país, fomos inspirados a entender como a evangelização poderia acontecer de forma clara e direta, alcançando o povo de Deus também através desses meios”, revela.

A partir desses fatos, Marcelo Chaves, Flávio Crepaldi e a missionária da Canção Nova Paula Guimarães tiveram a ideia deste serviço de mídia. O missionário acredita que o CN Plus surgiu unificando a força de evangelização da Canção Nova através dos meios de comunicação.

Desafios

Marcelo Chaves /Foto: Arquivo Pessoal

O custo financeiro de uma plataforma de streaming foi, inicialmente, o grande desafio do projeto de execução do CN Plus, enfatiza Chaves. Segundo ele, era necessária uma plataforma robusta, de qualidade e confiança, que pudesse armazenar os dados das pessoas cadastradas de maneira séria e, ao mesmo tempo, oferecer com praticidade, dinamismo e velocidade os conteúdos da Canção Nova.

“A criação da plataforma foi outro desafio, pois necessitou de muitas reuniões e ajustes para se chegar a um formato que pudesse atender à expectativa da evangelização, o engajamento do público e o armazenamento dos conteúdos”, recorda.

Gratuidade

O fato de a plataforma ser gratuita é lembrada por Crepaldi. “Não há cobrança de mensalidades nem a adição de propagandas”, salienta o gerente do CN Plus.

Inicialmente, Chaves frisa que a intenção era estabelecer um valor acessível para quem desejasse ter acesso ao serviço de mídia da Canção Nova. No entanto, ele conta que o diretor executivo da Fundação João Paulo II – mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação, Filipe Jardim, informou, a poucos dias do lançamento oficial, que, em um momento de oração pessoal, sentiu que a plataforma deveria ser gratuita e assim aconteceu. “Ele tinha a certeza, em seu coração, de que o Padre Jonas gostaria que fosse assim”, comenta.

Equipe e conteúdos

A equipe do CN Plus é composta por oito pessoas. Como em toda a Canção Nova, “a messe é grande e os operários são poucos”, sublinha Crepaldi. “É um esforço contínuo para selecionar, preparar e divulgar os conteúdos produzidos pelo Sistema de Comunicação e inseri-los na plataforma para os assinantes”.

Entre os conteúdos presentes no acervo, Chaves destaca as muitas pregações de Monsenhor Jonas Abib. “Transformaram gerações e vidas”. Essas “palestras, que aconteceram anos atrás, (…) evangelizam pessoas ainda nos tempos de hoje. Suas pregações são para todos os tempos e para todas as pessoas, não importa a idade”, disse.

Neste mês de agosto, o CN Plus comemora essa trajetória de evangelização digital com lançamentos especiais durante todo o mês. Sobre estas novidades, o gerente da plataforma frisa que elas representam o que é o grande diferencial deste serviço: o conteúdo.

“Quisemos trazer um pouco de tudo: documentários, programas especiais, clipes musicais e novas séries de formação. O objetivo é sempre o mesmo: levar a uma experiência com Deus que nos transforme por completo!”, afirma Crepaldi.

Confira a programação de lançamentos do mês todos, incluindo os da primeira quinzena – que já estão disponíveis:

  • 01/08: Clipe alguém tão Jovem – Pitter
  • 05/08: Documentário caminho de Cedro – A história do Padre Ibiapina
  • 07/08: Clipe o amor não se acaba – Elias Júnior
  • 08/08: Especial bastidores – Filme São Gabriel
  • 10/08: Música Volto a Ti – Eros Biondini
  • 21/08: Canção Nova Stúdio Acústico – Tonny Allyson

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo